Secretaria de Governança
As atividades educativas do Programa Escola Segura, da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, serão retomadas nesta sexta-feira (26), a partir das 15h, com uma apresentação de fantoches para crianças de 0 a 12 anos da Cruzada Assistencial Padre João Marcondes. O teatro será apresentado na unidade Vila Maria, região central da cidade.
As crianças das três casas que compõem a Cruzada – Casa dos Bebês, Casa dos Meninos e Casa das Meninas – assistirão à apresentação, que tem diálogos sobre segurança em uma linguagem infantil e de forma lúdica. A direção da entidade convidou os guardas civis depois de conhecer o programa Escola Segura.
"As crianças já haviam manifestado interesse em saber como acontece um trabalho de policiamento e, em contato com a Guarda Civil Municipal, eu soube da existência do programa Escola Segura, que aborda o assunto por meio de teatro e palestras. Achei muito interessante", contou a gestora da entidade, Elaine Cristina Chio.
O coordenador da equipe do teatro da Oficina de Fantoche do programa, Márcio Gregatti, explicou que essa ação pedagógica e disciplinar é feita em toda rede municipal de ensino, desde 2013, por meio de apresentações teatrais e palestras. O trabalho ainda inclui rondas nas imediações das escolas.
“Nosso objetivo é levar uma mensagem positiva sobre a importância da boa convivência e do respeito ao próximo, pois acreditamos que dessa forma estamos contribuindo na formação humana dessas crianças”, disse Gregatti, que realiza este trabalho acompanhado de mais dez guardas.
Em dezembro de 2015, durante o encerramento anual das atividades do programa, a Guarda Civil Municipal doou mais de 500 brinquedos usados para a Cruzada, que acolhe e ampara crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, garantindo seu desenvolvimento integral por meio do fortalecimento da cidadania, autonomia, convivência familiar e comunitária.
Programa
O policiamento comunitário feito em todas as escolas municipais pela Guarda, por meio do programa, foi retomado com o início do ano letivo, dia 11 de fevereiro. Este trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h30, em viaturas e motos, para garantir a segurança da comunidade escolar. Além disso, são realizadas palestras educativas e apresentações teatrais com proposta pedagógica que inclui disciplina, igualdade e respeito ao próximo.