Fundhas intensifica combate ao Aedes aegypti
26/02/2016
Fundhas intensifica combate ao Aedes aegypti
A “Brigada Interna Voluntária Fundhas” tem o objetivo de identificar áreas vulneráveis e efetuar a limpeza preventiva Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Os profissionais da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) estão intensificando os cuidados para combater o Aedes aegypti. A “Brigada Interna Voluntária da Fundhas”, realizou nessa quinta-feira (25) uma vistoria na sede da Instituição para eliminar possíveis focos do mosquito. A operação percorreu cerca de 20 mil metros quadrados e faz parte da campanha “Não dê espaço para o Mosquito. Bote a Dengue pra Correr!”, lançada em outubro do ano passado pela Prefeitura.

A “Brigada Interna Voluntária Fundhas” é composta por 40 profissionais da Instituição e do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e tem o objetivo de identificar áreas vulneráveis e efetuar a limpeza preventiva. O grupo também desenvolve atividades educativas com as crianças e adolescentes da Fundhas, formando agentes multiplicadores dentro e fora da Instituição.

O grupo é coordenado pelo setor de Programa Institucionais de Saúde e Segurança da Fundhas/DRH. Serão realizadas vistorias duas vezes por semana. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Segundo a Coordenadora dos Programas Institucionais de Saúde e Segurança da Fundhas, Agnylze Márcia Maia, um dos objetivos da criação da Brigada foi motivar, orientar, apontar e agir para exterminar os focos dos criadouros do mosquito Aedes aegypti no ambiente de trabalho. “Se cada um fizer realmente sua parte, podemos pensar numa situação mais controlada do risco das doenças, não só no ambiente de trabalho, mas também em nossa casa e em todos os lugares que percebermos uma possibilidade de criadouro.”

“A formação de uma Brigada de funcionários da Fundhas é uma ótima iniciativa da Instituição. Como eles estão no dia-a-dia no local, é interessante saber as áreas críticas para ajudar no combate ao mosquito. Eliminar cada criadouro é muito importante tanto para os funcionários como também para o combate à dengue”, comenta, Kelly Cristiane Dias, agente de Combate a endemias do CCZ.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.