Comunidade do Righi comemora a nova creche construída pela Prefeitura
27/02/2016
Prefeitura entrega creche no residencial Righi, região leste
Moradores do Residencial Righi, em Eugênio de Melo, região leste, comemoram entrega de creche, reivindicação antiga do bairro Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

A comunidade do Residencial Armando Moreira Righi, na região leste, comemorou na tarde deste sábado (27), a inauguração do Instituto Materno Infantil (IMI) “Professora Eliana de Oliveira Santos Cruz”. A construção de uma creche na região é uma antiga reivindicação dos moradores.

A solenidade foi aberta com o espetáculo infantil “Na Beira do Rio”, da Cia Teatral Las Cênicas. As crianças também se divertiram num espaço recreativo montado especialmente para elas.

Para muitos pais, a data marca uma nova etapa com alívio no orçamento. A ajudante de cozinha Viviane Sousa Lima, 32 anos, é uma das mães que está ansiosa para o início das aulas no próximo dia 1º de março.

“Eu estava pagando quatrocentos reais para uma moça olhar o meu filho João Lucas, de 7 meses, enquanto eu trabalho. Tenho um outro filho de 7 anos e não sobrava quase nada do salário. Com o João na creche, vamos economizar muito”, afirmou Viviane.

Durante a cerimônia, o prefeito e o secretário de Educação fizeram questão de ressaltar a importância da valorização dos professores, destacando a homenagem póstuma à professora Eliana de Oliveira Santos Cruz, que dá nome à nova creche. Os familiares da educadora homenageada estiveram presentes ao evento.

“Dar o nome a uma escola com o nome de um professor que contribuiu para a Educação no município, é homenagear todos os demais. E é isso que queremos e estamos fazendo desde o início, valorizando os nossos professores e investindo na qualidade da Educação, disse o prefeito.

Qualidade na infraestrutura

A nova creche pode atender até 156 alunos de 0 a 3 anos (Berçário ao Infantil 2), em período integral. A infraestrutura foi planejada para garantir o conforto e segurança dos alunos e muita tranquilidade para os pais.

A escola tem oito salas de aula, sala de leitura interativa, cozinha, playground, secretaria, sala de direção, sala de professores, banheiros, lactário, dispensa, área de serviço e pátio coberto.

Trata-se de um investimento da Prefeitura de São José em parceria com o Governo Federal, em torno de R$ 3,4 milhões.

A ampliação de vagas nas escolas de Educação Infantil na rede municipal é uma das prioridades desta administração. Já foram abertas cerca de 5 mil novas vagas nas unidades infantis e a administração está trabalhando para garantir o acesso a todos.

Desde 2013, a Prefeitura de São José dos Campos entregou sete escolas. Foram três de ensino fundamental: Escola Estadual da Vila Paiva, Escola Hélio Walter Bevilacqua (em parceria com o Estado, no Jardim República) e a Escola Municipal Emmanuel Antônio dos Santos (no Frei Galvão).

Também foram construídas quatro unidades de educação infantil: Escola Municipal de Educação Infantil Lúcia Maria do Amaral (Jardim Santa Júlia), Núcleo de Educação Infantil Oswaldo Coppio (Jardim São José 2), Instituto Materno-Infantil Helena Vaz de Lima Soliva (Centro) e Instituto Materno-Infantil Helena Ferreira (no Jardim Jussara). 

Matrículas abertas

As matrículas para o Instituto Materno Infantil (IMI) “Professora Eliana de Oliveira Santos Cruz” estão sendo feitas na própria unidade (Rua Celso Negrão, 150), para os alunos já selecionados a partir do processo unificado da rede municipal. Os responsáveis foram comunicados via telefone pela equipe da unidade escolar.

Mais informações sobre o processo de matrículas ou novas inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3912-3793.