São José comemora o Mês da Mulher com programação especial
29/02/2016
O ponto alto das comemorações será a inauguração do Hospital da Mulher, referência de qualidade no tratamento da mulher joseense
O ponto alto das comemorações será a inauguração do Hospital da Mulher, referência de qualidade no tratamento da mulher joseense Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março no mundo todo, a Prefeitura de São José dos Campos preparou um mês inteiro de programação em homenagem às mulheres da cidade: o “Março Mês da Mulher – porque aqui, todo dia é dia da mulher” será realizado pelo quarto ano consecutivo.

 Articulado com diversas secretarias municipais, além de movimentos Sociais e de Mulheres, o mês terá cerca de 30 atividades gratuitas, em mais de 20 lugares diferentes, em todas as regiões de São José dos Campos. A programação terá palestras; formação e informação sobre direitos e violência contra a mulher; exposições de arte e fotografia; encontros literários, bate-papos sobre cidadania; exibição de filmes; dia de beleza e autoestima; esporte e lazer; cultura popular; atividades de saúde da mulher; café com mulher; passeio ciclístico; lançamento de livro e homenagens.

 A abertura, como nos anos anteriores, ocorreu na terça-feira (1º de março), a partir das 8h, na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Urbam (Urbanizadora Municipal), no Torrão de Ouro. Durante todo o dia, as mulheres e funcionários da unidade participaram de diversas atividades sobre os direitos e a valorização da mulher.

No sábado (5), as mulheres da cidade ganham um presente: será inaugurada a primeira fase do Hospital da Mulher - Ambulatório, o primeiro da região metropolitana do Vale do Paraíba e uma das principais reivindicações das mulheres da cidade. A unidade hospitalar vai ter atendimento exclusivo às mulheres, possibilitando a realização de exames, entre eles o de câncer de mama, em um único dia e num único lugar.

 A artesã Dona Lili Figureira, falecida em junho de 2015, será uma das mulheres de São José dos Campos homenageadas durante a programação, com uma exposição que será inaugurada na quarta-feira (9), na Casa de Cultura do Jardim Santo Onofre.

 Durante todo o mês de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), estarão orientando a mulher sobre saúde, a importância da atividade física e redução do consumo de álcool, drogas e tabaco; planejamento e medidas educativas para redução da gestação na adolescência; valorização e acolhimento da mulher no climatério e menopausa com ações informativas e afirmativas para a prevenção de osteoporose, dislipidemia, obesidade e exercício pleno da sexualidade.

 No período de 27 a 31, a Secretaria de Habitação vai desenvolver, nos diversos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida e da CDHU, ações que envolverão a população dos condomínios, com o tema: Mulheres – Habitação e Cidadania.

 Uma conversa sobre diversos temas do universo feminino encerra a programação no dia 30, às 18h. A Roda de Mulheres será no Centro Dandara de Promotoras Legais. O evento é aberto ao público. Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está na página da Secretaria de Promoção da Cidadania no site oficial da Prefeitura de São José dos Campos.

 Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone 156 (ligação gratuita).

 Políticas públicas para as mulheres de São José dos Campos

 Além da programação especial do mês de março, desde 2013, quando foi criada a Coordenação Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, na Secretaria de Promoção da Cidadania, São José dos Campos conta com diversas políticas desenvolvidas e implantadas para este segmento da sociedade:

- Criação de uma Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres;

- Assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher;

- Realização de capacitações permanentes como o Curso de Formação, Informação e Trocas de Experiências para a Rede de Serviços e Cuidados às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar”;

- Assinatura do termo de cooperação técnica, com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que possibilitou a instalação da Vara Maria da Penha, com defensor público exclusivo para os casos de violência;

- Realização da 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, importante fórum para elaboração dos planos Municipal, Estadual e Nacional de Políticas para as Mulheres;

- Criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres;

- Titularidade da inscrição no Programa Habitacional do Município em nome da mulher;

- Realização do projeto “Mil Homens pela Paz”;

- Criação do SAMA - Serviço Ambulatorial Especializado no Tratamento da Dependência Química em Mulheres e Adolescentes.