Secretaria de Governança
A Prefeitura disponibilizou um hotsite que reúne todas as informações referentes ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2016. As perguntas mais frequentes são respondidas no item “Perguntas e Respostas”.
Cerca de 208 mil contribuintes já estão recebendo os carnês pelos correios. A cota única à vista, com desconto de 7,5%, deve ser paga entre 14 e 18 de março, de acordo com o dia que constar em cada carnê. O pagamento da primeira parcela, para quem optar por dividir o imposto em até dez vezes, é no mesmo período, também seguindo a data apontada no carnê.
Até o vencimento, o tributo pode ser pago em qualquer agência bancária, em casas lotéricas do município ou pela internet. Após o vencimento, somente na Caixa Econômica Federal, com acréscimo de multa e juros.
Quem não receber o carnê até 14 de março deve se dirigir ao departamento da Receita (1º subsolo do Paço Municipal) ou aos postos de atendimento regionais. Outra opção é acessar o hotsite e imprimir uma segunda via do carnê.
O contribuinte que deseja solicitar isenção ou redução do IPTU 2016 precisa estar em dia com os impostos dos anos anteriores. O pedido deve ser protocolado até o vencimento da primeira parcela.
De acordo com o secretário da Fazenda, a Prefeitura espera arrecadar aproximadamente R$ 180 milhões com o tributo em 2016. No ano passado, foram arrecadados R$ 158 milhões.