Oficinas de jardinagem começam no Parque da Cidade para 80 inscritos
01/03/2016
Oficinas de jardinagem começam no Parque da Cidade
Com 80 inscritos, a coordenação dividiu os candidatos em duas turmas. As aulas serão ministradas pelo paisagista Elias Santos Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

As oficinas de jardinagem oferecidas pela Prefeitura de São José dos Campos no Parque da Cidade Roberto Burle Marx tiveram início na manhã desta terça-feira (1º). A aula inaugural para os 40 alunos da primeira turma ocorreu no CEFE – Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua (Avenida Olivo Gomes, 250, Santana).

Com 80 inscritos, a coordenação das oficinas dividiu os candidatos em duas turmas, sendo que uma delas terá as atividades às terças e quintas-feiras, enquanto o outro grupo às quartas e sextas-feiras.

Os participantes da primeira turma se mostraram bem animados após a aula inaugural. “Minha mãe e eu estávamos pensando em fazer um jardim em casa e, quando vi a chamada para a oficina no site da Prefeitura, me inscrevi”, contou a analista fiscal Elaine Arantes. “Será muito bom aprender as técnicas de jardinagem, os tipos de plantas que existem, acho que será muito proveitoso”, completou.

O local da oficina, o Parque da Cidade, também chamou a atenção dos participantes devido a sua imensa área verde, como a professora de yoga Marice Veiga Vicente. “O Parque é um lugar lindo e tem tudo a ver ter aulas de jardinagem em um lugar como esse. É uma excelente chance de estar perto da natureza e até mesmo praticar o que vamos aprender aqui”, destacou.

A atividade será realizada com aulas teóricas e práticas dentro do Parque da Cidade, ministradas pelo paisagista Elias Santos. O programa inclui instruções técnicas sobre planejamento, implantação, revitalização e manejo de jardins, noções de paisagismo e como cultivar hortas domésticas orgânicas. A oficina é promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da administração do Parque da Cidade, em parceria com o CEFE.

O Parque da Cidade oferece um ambiente único para a realização das oficinas de jardinagem por abrigar uma grande área verde, com as mais diversas espécies de plantas ornamentais e árvores que compõem a obra de Roberto Burle Marx, uma das principais referências do paisagismo brasileiro e da fase modernista.