Oficinas de jardinagem começam no Parque da Cidade para 80 inscritos
Secretaria de Governança
As oficinas de jardinagem oferecidas pela Prefeitura de São José dos Campos no Parque da Cidade Roberto Burle Marx tiveram início na manhã desta terça-feira (1º). A aula inaugural para os 40 alunos da primeira turma ocorreu no CEFE – Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua (Avenida Olivo Gomes, 250, Santana).
Com 80 inscritos, a coordenação das oficinas dividiu os candidatos em duas turmas, sendo que uma delas terá as atividades às terças e quintas-feiras, enquanto o outro grupo às quartas e sextas-feiras.
Os participantes da primeira turma se mostraram bem animados após a aula inaugural. “Minha mãe e eu estávamos pensando em fazer um jardim em casa e, quando vi a chamada para a oficina no site da Prefeitura, me inscrevi”, contou a analista fiscal Elaine Arantes. “Será muito bom aprender as técnicas de jardinagem, os tipos de plantas que existem, acho que será muito proveitoso”, completou.
O local da oficina, o Parque da Cidade, também chamou a atenção dos participantes devido a sua imensa área verde, como a professora de yoga Marice Veiga Vicente. “O Parque é um lugar lindo e tem tudo a ver ter aulas de jardinagem em um lugar como esse. É uma excelente chance de estar perto da natureza e até mesmo praticar o que vamos aprender aqui”, destacou.
A atividade será realizada com aulas teóricas e práticas dentro do Parque da Cidade, ministradas pelo paisagista Elias Santos. O programa inclui instruções técnicas sobre planejamento, implantação, revitalização e manejo de jardins, noções de paisagismo e como cultivar hortas domésticas orgânicas. A oficina é promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da administração do Parque da Cidade, em parceria com o CEFE.
O Parque da Cidade oferece um ambiente único para a realização das oficinas de jardinagem por abrigar uma grande área verde, com as mais diversas espécies de plantas ornamentais e árvores que compõem a obra de Roberto Burle Marx, uma das principais referências do paisagismo brasileiro e da fase modernista.