Vicentina Aranha terá programação cultural pelo Dia Internacional da Mulher
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Música, cinema e debate vão integrar a programação Especial Mês da Mulher do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana), região central de São José dos Campos.
Neste domingo (6), a partir das 10h30, o projeto Música no Parque recebe o grupo D’Origem. Com forte presença no cenário do rap do Vale do Paraíba, o grupo é formado pelas mestras de cerimônia Meire MC & Preta Ary acompanhadas pelas bases do DJ MD. Envolvidas com a Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop no Brasil, elas trazem no repertório questões do cotidiano e de causas sociais. O show será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, com entrada franca.
Na terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Cinema no Parque exibirá o filme “O Olmo e a Gaivota, na Sala de Leitura Réginaldo Poeta. O filme conta história de Olívia, atriz que se prepara para encenar A Gaivota, de Tchekov, quando descobre que está grávida.
Os meses de gestação se desdobram como um rito de passagem, que forçam Olívia a confrontar seus medos mais obscuros. O desejo por liberdade e sucesso profissional bate de frente com os limites impostos pelo próprio corpo. A imersão poética e existencial do filme deixa o expectador constantemente na fronteira entre a ficção e a não ficção. A entrada é franca e a classificação é para 12 anos.
Conquistas e desafios da mulher é o tema do Contraponto: Ideias e Desafins, que ocorre na quinta-feira (10), a partir das 19h30, na sala de Leitura Réginaldo Poeta, com entrada franca. O debate terá as presenças da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Janaína Dias, da diretora da Coordenadoria Especial de políticas públicas para as mulheres da Prefeitura de São José, Marcela Andrade, e da psicóloga, psicanalista, professora universitária e de cursos Pós- graduação Tereza Elizete Gonçalves.
O Música no Parque volta no domingo (13), às 10h30, com canções francesas pelo duo Du Vent, formado por Lígia Kamada e pelo violonista Diogo Oliveira. O show “Canções Francesas” será uma homenagem às mulheres. O repertório variado passa por obras consagradas do cancioneiro francês, eternizadas pela cantora Édith Piaf, como “Ne Me Quitte Pas” e “Non, Je ne Regrette Rian”, além de composições próprias de Lígia Kamada, como “A Chaque Instant” e “Avec Les Autres”. O espetáculo será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesu, com entrada franca.
Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).
Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.