Cia Jovem de Dança se apresenta na reabertura do Teatro Municipal
01/03/2016
A Cia. Jovem de Dança incentiva a formação de bailarinos nos gêneros balé clássico e dança contemporânea.
A Cia. Jovem de Dança incentiva a formação de bailarinos nos gêneros balé clássico e dança contemporânea. Foto: Paulo Amaral/FCCR

Secretaria de Governança

Para celebrar a reabertura do Teatro Municipal de São José dos Campos (Rua Rubião Júnior, 84, no 3º piso do Shopping Centro), a Cia Jovem de Dança apresenta nesta sexta-feira (4), às 19h, uma gala com cinco coreografias, além de videodanças. A apresentação será exclusiva para servidores municipais e convidados.

Entre as coreografias estão “Majisimo”, de Jeorge Garcia e remontada por Mercedes Béltran, “Variações de Goldberg”, de Tíndaro Silvano, “Entia”, de Rafael Zago, “Flash”, de Mercedes Béltran e “Em Mim, o Outro”, de Layla Mulinari. 

Durante os intervalos entre as apresentações, serão exibidas videodanças produzidas a partir do workshop "Dança Contemporânea e Investigação do Movimento", realizado por Ane Adade para a Cia Jovem de Dança e com videografia de Gustavo Fataki. A produção explora as possibilidades da junção da dança com o registro audiovisual das coreografias em diferentes ângulos.

A Cia. Jovem de Dança incentiva a formação de bailarinos nos gêneros balé clássico e dança contemporânea. Ela é reconhecida no país pela qualidade técnica de seus espetáculos e corpo de baile.

Esse grupo, mantido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), ensaia pelo menos 20 horas semanais com renomados profissionais da dança, com aulas de técnica clássica e contemporânea, de criações coreográficas. No ano passado, eles participaram de um trabalho de consciência do movimento com o educador Ivaldo Bertazzo.

Desde o segundo semestre de 2015, a gestão é realizada pela Associação Cultural Montanha Encantada. 

Teatro Municipal 

O Teatro Municipal de São José dos Campos será reaberto ao público após obras de adequação iniciadas em agosto do ano passado. Foi construída uma nova saída de emergência no local, cumprindo uma exigência do Poder Judiciário, que determinou o fechamento do Teatro para realização dessas obras. A Prefeitura desenvolveu um projeto que pudesse atender as determinações, mantendo o conforto aos usuários e com o mínimo de perda no espaço físico.

O teatro possui 485 lugares, com acentos adaptados para cadeirantes e obesos, além de toda a infraestrutura para apresentações de dança, música, teatro, palestras, entre outros. O local recebe produções de escolas, academias, instituições culturais e projetos da própria Fundação Cultural Cassiano Ricardo, como o Festivale e Festidança.

Ainda como parte das festividades de reabertura do teatro, o Coro Jovem apresenta "Um Passeio pela Ópera, no sábado (5), às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes do espetáculo. Serão distribuídos 180 ingressos.