FCCR faz programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher
Mês da Mulher
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) preparou uma série com mais de quinze atividades que contemplam as variadas linguagens artísticas durante todo o mês. Nesta terça-feira (1º), a Casa de Cultura Tim Lopes (Avenida Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos) abre para visitação a exposição Amores.
"Pensamos em uma programação que não fique restrita somente no dia 8 e que ocorra durante todo o mês. Ela tem como objetivo trazer para o debate a importância da mulher na sociedade e a garantia de seus direitos. Para isso, vamos homenagear as mulheres que contribuem para o desenvolvimento de suas comunidades, as artistas joseenses e outras de projeção nacional", afirmou o coordenador de Ação Cultural Descentralizada, sobre a importância desta programação especial.
Estarão à mostra 50 produções literárias e poéticas de Mirian Cris, Dyrce Araújo, Erika Siqueira, Zenilda Lua e Rossana Masiero, que compõem o livro “Amores e outros Retalhos”. A visitação é segundas e sábados, das 8h às 17h, e de terça a sexta-feira, das 8h às 22h, até 31 de março.
Outras duas exposições começam nesta sexta-feira (4) e seguem até 31 de março. A Casa de Cultura Santo Onofre (Rua Roberto Cruz, nº 40 - Jardim Santo Onofre) lembra a vida e a obra de Lili Figureira, mulher que marcou a cultura popular em São José dos Campos e no Vale do Paraíba, ao retratar as fases de sua arte e expor objetos pessoais. Já a Casa de Cultura Tim Lopes recebe 20 trabalhos em tela, ilustração e argila da artista plástica Shirley Soares sobre a singularidade do nascimento do sentimento.
A poetisa Cora Coralina será lembrada na Casa de Cultura Júlio Neme (Praça Conego Manzi, s/nº - São Francisco Xavier) no sábado (12), às 17h, com a exibição de vídeos e poemas referentes à vida dela e atividade coletiva de artes para homenageá-la.
As mulheres também serão tema de dois documentários exibidos no projeto “Quartas com Cinema”, da Casa de Cultura Flávio Craveiro (Avenida Lênin, 200 - Dom Pedro I). Na quarta-feira (9), às 19h30, o filme em cartaz será “As Hiper Mulheres”, que mostra um ritual de canto indígena feito apenas por mulheres da tribo Kuikuro em meio ao drama de um velho índio prestes a perder a esposa.
O segundo documentário, “Domésticas, exibido na quarta (16), às 19h30, retrata a relação de poder e afeto entre os jovens e as domésticas. Além disso, o Cine + no Museu Municipal vai exibir um filme sobre Zuzu Angel e outro sobre a filósofa Hannah Arendt.
Na música, a data será celebrada por duas atrações, a Abalada no Coreto, que agitará o Coreto da Praça Cônego Manzi, em São Francisco Xavier, no sábado (26), das 20h30 às 23h, com uma noite conduzida pela DJ Marrí, voltada para todas as idades. Na Tim Lopes, a Roda de Viola conduzida pelo mestre Zé da Viola e seus aprendizes homenageará as mulheres com a participação dos catireiros, na quarta-feira (30), às 19h.
O sarau realizado no sábado (12), às 15h, na Sala Réginaldo Poeta, do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302 - Vila Adyana) pelo projeto Leitura Livre terá como tema “Sarau Mulheres nos Contos de Mia Couto – Almarrotadas”. Nesta edição, haverá apresentação de esquetes da peça escrita pelo poeta moçambicano e encenada pelo Grupo Tecelagem, e o microfone aberto. A peça Almarrotadas também será apresentada no sábado (12), às 21h, e no domingo (13), às 20h, no Centro de Estudos Teatrais - CET (Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana).
Outro espetáculo que levará o feminino para o palco do Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005 - Santana), na sexta-feira (11), às 20h, é Ventos Antigos, contemplado pelo CirculAção. Por meio da contação de histórias baseadas no livro homônimo de Sônia Gabriel, o grupo Fiandeiras da Palavra aborda o ciclo da vida.
Durante este mês também ocorrerá o Café, Poesia e Mulheres, na Casa de Cultura Chico Triste, na sexta-feira (11), às 15h; a Roda de conversa “Mulher, Singular-Plural” para mulheres da comunidade da Casa de Cultura Santo Onofre, na quarta-feira (16), às 10h. O Troca Tudo entre Mulheres, que ocorre no sábado (5), das 10h às 13h, na Casa de Cultura Júlio Neme (Coreto da Praça Cônego Manzi - São Francisco Xavier), além do Sarau “O Sagrado Feminino”, que será no sábado (12), às 19h, no Centro Cultural Clemente Gomes com atrações de dança, música e uma roda de conversa sobre o empoderamento das mulheres negras com o Coletivo “Aqui oh, Somos Pretas!”.
Programação
Amores (artes visuais)
1 a 31 de março
Casa de Cultura Tim Lopes
O Instante (artes visuais)
4 a 31 de março
Casa de Cultura Júlio Neme
Lili Figureira (artes visuais)
4 a 31 de março
Casa de Cultura Santo Onofre
Troca Tudo entre Mulheres
5 de março
10h às 13h
Casa de Cultura Júlio Neme (Coreto da Praça Cônego Manzi)
“Zuzu Angel” (cinema)
8 de março
19h
Museu Municipal
Classificação: 14 anos
“As Hiper Mulheres” (cinema)
9 de março
19h30
Casa de Cultura Flávio Craveiro
Classificação: 10 anos
Café, Poesia e Mulheres (literatura)
11 de março
15h
Casa de Cultura Chico Triste
Ventos Antigos (teatro)
20h
Cine Santana
Fiandeiras da Palavra
Classificação: Livre
Sarau Mulheres nos Contos de Mia Couto - "Almarrotadas"
12 de março
15h
Sala Réginaldo Poeta (Parque Vicentina Aranha)
Almarrotadas (teatro)
12 de março
21h
13 de março
20h
CET – Centro de Estudos Teatrais
Grupo de Teatro Tecelagem
Classificação: 14 anos
Oficina Cora Coralina (literatura)
12 de março
17h
Casa de Cultura Júlio Neme
Sarau “O Sagrado Feminino”
12 de março
19h
Praça de Convivência do Centro Cultural Clemente Gomes
“Domésticas” (cinema)
16 de março
19h30
Casa de Cultura Flávio Craveiro
Classificação: 10 anos
Roda de conversa “Mulher, Singular-Plural” (literatura)
16 de março
10h
Casa de Cultura Santo Onofre
“Hannah Arendt” (cinema)
22 de março
Museu Municipal
19h
Classificação: Livre
Abalada no Coreto (música)
26 de março
20h30 às 23h
Casa de Cultura Júlio Neme (Coreto da Praça Cônego Manzi)
Lançamento e noite de autógrafos do livro “Meu Companheiro: 40 Anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, de Maria Prestes (literatura)
29 de março
19h30
Museu Municipal
Roda de Viola em homenagem ao Dia da Mulher (música)
30 de março
19h
Casa de Cultura Tim Lopes