Prefeito autoriza início das obras de revitalização do Novo Centro
Secretaria de Governança
O prefeito assinou na manhã desta quarta-feira (2), em cerimônia realizada na ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos, contrato e autorização para o início das obras do Novo Centro. O projeto busca promover um ambiente mais seguro e acolhedor nas principais vias da região, com a criação de novos espaços de lazer e de convivência para a população.
Os trabalhos vão começar pelas avenidas São José e Madre Tereza. A área de intervenção nessas vias será de aproximadamente 1,2 quilômetro de extensão. A proposta no local é a requalificação das áreas de passeios, com implantação de bancos, decks de contemplação da Orla do Banhado, iluminação com barras de LED, ciclovia e a instalação de oito quiosques de serviços.
O investimento da Prefeitura no Novo Centro é de R$ 8.626,849,49. O projeto foi desenvolvido respeitando todas as diretrizes legais e alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados, como bicicletas.
“O centro não está morto, mas ficou durante anos esquecido. Nós vamos modernizá-lo, valorizando as atividades econômicas que existentes e estimulando o uso do espaço pela população. O papel do poder público é equilibrar os investimentos, utilizando-os de maneira responsável e por toda a cidade. É isso que nós estamos fazendo, levando obras para todas as regiões”, disse o prefeito.
A iniciativa da Prefeitura foi elogiada pelo presidente da ACI, uma vez que o projeto vai beneficiar empresários e comerciantes que trabalham no Centro, já que a proposta tornará o local mais atrativo para a circulação de pessoas, inclusive no período noturno. “O Centro é o coração de São José e merece ser bem cuidado”, explicou o presidente, que assumiu compromisso de uma nova frente de desenvolvimento no projeto.
“Juntamente com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), nós vamos oferecer auxílio aos empresários e comerciantes que também querem revitalizar seus negócios. A Prefeitura está fazendo o trabalho dela da porta do comércio para fora, nós vamos fazer a nossa parte da porta para dentro”, afirmou o presidente da ACI, Felipe Cury.
Boulevard
As obras de revitalização também vão atender a Rua Rui Dória, que formará um boulevard com a Avenida São José. A calçada será alargada para a criação um espaço gourmet, garantindo movimentação noturna nas imediações do Cine Teatro Benedito Alves. Em frente ao prédio, será implantado um chafariz de piso, com jogos de água e luz.
Essa área estará conectada com a Travessa João Dias, que irá receber nivelamento do passeio, novo layout de pisos, bancos para descanso, iluminação e paisagismo. Após a implantação, a travessa será um dos principais percursos de acesso pelo Centro, interligando a área comercial à Avenida São José.
A Praça Padre João, um importante eixo que conecta a Avenida São José, o Terminal Central, o Mercado Municipal e o Calçadão, também será reurbanizada. O projeto, desenvolvido pela divisão de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento Urbano, prevê o nivelamento dos passeios e áreas destinadas aos pedestres, a implantação de mobiliários urbanos, recuperação do chafariz e nova iluminação.
Nove de Julho
Outra avenida da região central, a Nove de Julho, também será requalificada. O projeto prevê uma intervenção de 1,3 quilômetro, com implantação de ciclovia com largura de 2,8 metros. Nesta nova configuração da via, o canteiro central existente será realocado, preservando as árvores do local. No trecho ao lado do Parque Vicentina Aranha, será instalado um deck de madeira, com equipamentos de apoio como bancos, bebedouro e paraciclos.
“A região central recebe pessoas de todas as regiões da cidade, por isso, precisamos cuidar bem dessa área. O Centro tem que ser um local agradável e seguro para a sociedade. Nossos esforços vão continuar, estamos aqui apresentando e executando a primeira etapa do projeto Novo Centro. Outras vias da zona central também serão beneficiadas na próxima etapa”, explicou o secretário de Planejamento Urbano.
Serviços
As ações previstas no projeto complementam outras medidas já adotadas pela atual administração municipal e que somam cerca de R$ 7,7 milhões em investimentos desde 2013. Entre elas estão a instalação da Unidade de Especialidades de Saúde e a da Casa do Trabalhador, ambas em funcionamento na região da Praça Afonso Pena.
“A necessidade de investir no centro é antiga. O prefeito reservou recursos para que pudéssemos desenvolver o projeto do Novo Centro. Aliás, é importante ressaltar, que São José nunca teve tanta obra. Convido a todos a percorrerem a cidade, conhecerem os bairros mais periféricos e verificar a quantidade de equipamentos públicos e melhorias que a Prefeitura realizou”, disse o secretário de Obras.