Secretaria de Governança
A atleta olímpica Natália Gaudio participará do processo que descobrirá novos talentos para equipe joseense de Ginástica Rítmica (GR) neste sábado (5), das 14h às 16h, no Ginásio Polisesportivo do Sesi (Avenida Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos), região sul de São José dos Campos.
Meninas com experiência em GR, maiores de 14 anos, podem participar do processo seletivo e buscar uma vaga na equipe. As candidatas serão avaliadas pela comissão técnica do esporte na cidade, além atleta olímpica Natália Gaudio e da técnica da Seleção Brasileira, Monika Queiróz, integrantes da equipe joseense.
Para participar, é necessário inscrever-se pelo e-mail
seletivagrsjc@gmail.com, até esta sexta-feira (4). As candidatas receberão as instruções para a apresentação após a inscrição. O resultado será divulgado na segunda-feira (7). As ginastas selecionadas receberão bolsa-auxílio e estrutura para treinos e competições. Para meninas que não residam em São José dos Campos, também são oferecidas residência e alimentação. Informações com Nivea (12 98145-7723) ou Laisa (11 98194-7707).
Rio 2016
A atleta Natália Gaudio, de 24 anos, é a única ginasta brasileira classificada para os Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro. Ela garantiu a vaga na disputa com Angélica Kvieczynski ao terminar à frente da rival no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Stuttgart, na Alemanha, em 2015. Na sua galeria de títulos está o tetracampeonato brasileiro (juvenil em 2007 e adulto em 2011, 2012 e 2014) e o bicampeonato sul-americano (adulto em 2010 e 2013).
Praticante da modalidade desde os seis anos de idade, Natália começou a se exercitar na escola. Sua primeira competição foi aos oito anos, quando ficou com o vice-campeonato de GR no estado do Espírito Santo. Sua estreia nacional aconteceu aos 14 anos, pelo Campeonato Pan-Americano de GR, em 2006.
Incentivo
Natália é atleta de São José dos Campos e tornou-se referência para as demais ginastas da cidade. Presente em diversas capacitações, treinamentos e competições ao longo do ano, inspira as mais jovens a lutar por seus objetivos.
“Eu comecei em uma escolinha e aos poucos fui sendo apresentada à seleção capixaba. Acredito que essas seletivas sejam muito importantes para descobrir talentos até então desconhecidos. Muitas potenciais ginastas não têm acesso a treinamentos e estrutura para treinos e esses fatores são essenciais para que elas se desenvolvam. Por isso, a seletiva é tão valiosa, para encontrar essas atletas e fazer com que elas evoluam junto com a gente na equipe”, comentou.
A equipe principal de Ginástica Ritmica é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. A equipe de base, do programa Atleta Cidadão, também é mantida pela Prefeitura, que mantém nove núcleos de iniciação esportiva da modalidade espalhados em várias regiões da cidade.