Sensor volumétrico de bueiro é instalado em pontos críticos
04/03/2016
Sensor volumétrico de bueiro é instalado em pontos críticos
Os sensores são equipados com cestos coletores e têm o objetivo de reter os resíduos sólidos e impedir que cheguem aos rios Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos instalou 15 sensores volumétricos em bueiros que são pontos de constantes alagamentos no município. Os sensores foram instalados gratuitamente para um período de testes em bueiros nos bairros Jardim Satélite, Jardim Oriente e Morumbi (região sul), Vila Nova São José, Vila São Bento, Jardim Jussara e Santa Cruz (região central), Jardim Ismênia, Vista Linda e Vila Industrial (região leste).

Após a instalação, os sensores geram um cadastro no software, monitorado por uma equipe da Secretaria de Serviços Municipais (SSM). O programa é ligado aos sensores para identificar e gerenciar, em tempo real via internet, quando a boca de lobo necessita de limpeza por lixo acumulado. Além do monitoramento em tempo real, os sensores darão agilidade no atendimento, minimizando o impacto das chuvas e evitando alagamentos.

Os bueiros que receberam os sensores são equipados com cestos coletores (confeccionado em material termoplástico com capacidade para 300 litros), que têm como objetivo reter os resíduos sólidos e impedir que cheguem aos rios, além de evitar entupimentos, permitindo a passagem da água.

Programa de combate às enchentes

Além do Plano de Contingência para épocas de chuva, com ações preventivas relativas à arborização, em vias não pavimentadas e áreas sujeitas a alagamentos, a Prefeitura tem investido em soluções como a implantação de microdrenagem (galeria de águas de chuva e bocas de lobo) no bairro Costinha, zona norte.

Para garantir mais segurança aos moradores, as equipes da SSM instalaram um dique de contenção e válvula para evitar o refluxo das águas do Rio Buquira durante as enchentes, problema que foi solucionado há dois anos.

Moradores dos bairros Cambuí, Jardim Souto e São Leopoldo, região leste, aprovaram o sistema de combate às enchentes implantado pela Prefeitura de São José dos Campos ao longo do córrego Cambuí, em 2013. 

A Prefeitura construiu um dique de contenção com mais de 1,3 quilômetro de extensão e implantou um sistema de bombeamento para minimizar as cheias que afetavam a comunidade há pelo menos 15 anos.

Já os trabalhos no Coqueiro envolveram a instalação de boca de lobo e conclusão da rede para captação das águas pluviais para evitar que a enxurrada continuasse a invadir as casas.