Secretaria de Governança
Na segunda noite em comemoração a reabertura do Teatro Municipal de São José dos Campos (R. Rubião Júnior, 84 – Shopping Centro – 3º andar), o Coro Jovem Sinfônico, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), apresenta neste sábado, às 20h, o concerto “Um Passeio Pela Ópera”. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. Serão distribuídos 180 ingressos.
Formado por mais de 50 vozes, os coralistas executam um programa com árias, duetos, trios e coros de óperas famosas como “O Elixir do Amor”, de Donizetti, “Aída e MacBeth”, de Verdi, “As Bodas de Fígaro”, “A Flauta Mágica” e “O “Rapto do Serralho”, de Mozart, entre outras.
Este concerto tem direção cênica da professora Lidia Schäffer e regência do maestro Sergio Wernec. Com 10 anos de existência, o Coro Jovem Sinfônico foi idealizado em 2005, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com o objetivo de educar por meio da música e formar novas plateias e futuros cantores.
Reabertura do Teatro
Na noite dessa sexta-feira, a Cia. Jovem de Dança, também da FCCR, realizou uma gala exclusiva para servidores municipais e convidados para a reabertura do Teatro Municipal.
Foram apresentadas cinco coreografias criadas a partir do segundo semestre do ano passado, além de três apresentações de videodança. “Achei um trabalho muito bem desenvolvido, com os bailarinos muito bem sincronizados e coreografias muito bonitas. A equipe técnica está de parabéns”, comentou a professora de dança Luciana Galvão, de Caçapava.
A Cia. Jovem de Dança incentiva a formação de bailarinos nos gêneros ballet clássicos e dança contemporânea. Esse grupo, mantido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo com gestão da Associação Montanha Encantada, ensaia pelo menos 20 horas semanais com renomados profissionais da dança, com aulas de técnica clássica e contemporânea, de criações coreográficas.
O Teatro Municipal, da Prefeitura de São José dos Campos, ficou fechado durante quase um ano para a realização de obras de adequação de segurança. Foi construída uma nova saída de emergência no local, cumprindo uma exigência do Poder Judiciário, que determinou o fechamento do Teatro para realização dessas obras. A Prefeitura desenvolveu um projeto que pudesse atender as determinações, mantendo o conforto aos usuários e com o mínimo de perda no espaço físico.
“Finalmente São José dos Campos está com o teatro de novo e isso é muito bom”, disse a estudante Maria Fernanda de Moraes, do Monte Castelo.
O teatro possui 485 lugares, com acentos adaptados para cadeirantes e obesos, além de toda a infraestrutura para apresentações de dança, música, teatro, palestras, entre outros. O local recebe produções de escolas, academias, instituições culturais e projetos da própria Fundação Cultural Cassiano Ricardo, como o Festivale e Festidança.