A Defesa Civil está monitorando a área atingida por um deslizamento na zona norte de São José dos Campos neste sábado (5). Quatro vítimas (uma criança de 6 anos, dois adolescentes de 15 e 13 e uma mulher de 32) foram registradas no acidente no bairro dos Freitas. Uma jovem de 19 anos está internada no Hospital Municipal e não corre risco de morte.
Segundo o relato dos moradores vizinhos da casa, o local foi atingido por uma pancada de chuva no sábado, por volta das 15h. O pluviômetro mais próximo, instalado em outra área do bairro, anotou um volume de 1,8 milímetros no sábado.
As primeiras análises da Defesa Civil apontam que a pancada de chuva,aliada ao volume de precipitações ocorrido durante a última semana,provocou uma saturação no barranco, levando ao deslizamento.
A Prefeitura de São José dos Campos lamenta o ocorrido e está prestando auxílio aos parentes das vítimas. O velório está ocorrendo no Cefe (Centro de Formação do Educador), na zona norte da cidade.
Ainda segundo a Defesa Civil, o local onde o acidente ocorreu é uma área de risco e a construção não era regularizada. O barranco que deslizou havia sido cortado para edificação do imóvel, que ficava a menos de dois metros de distância da encosta.
O imóvel, uma casa geminada, foi demolido neste domingo para evitar novos acidentes. Segundo relato de vizinhos, os moradores atingidos pelo deslizamento haviam se mudado há cerca de uma semana para o local.
Programa habitacional
A rua onde ocorreu o acidente conta com pelo menos outras quatro casas em situação semelhante a que foi atingida pelo deslizamento. Mas os moradores continuam se negando a deixar o local. A Prefeitura permanece em contato com as famílias para oferecer alternativas como o aluguel social e adesão ao programa habitacional, que reserva parte das unidades para moradores de áreas de risco.
Desde 2013 a Prefeitura já removeu cerca de 260 famílias que moravam em área de risco na cidade. O programa habitacional já entregou mais de 1.372 apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida e outras 1.317 unidades em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).