Prefeitura já retirou 597 famílias de áreas de risco de São José
07/03/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos já transferiu 597 famílias que residiam em área de risco no município para unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Todas elas estavam com seus imóveis condenados pela Defesa Civil devido aos riscos de desmoronamento de terra e inundações. 

Somente na Zona Norte, 198 famílias de 23 bairros diferentes foram transferidas para novas moradias, a maioria residiam no Mirante do Buquirinha, Vila Dirce, Telespark e Rhodia. 

Na Região Sul, foram transferidas 180 famílias, sendo que a maior parte morava no Rio Comprido e Comunidade Menino Jesus. Das regiões Leste e Sudeste, 61 famílias deixaram suas casas. 

No Jardim Nova Esperança, mais conhecido como Banhado, na zona central, 156 famílias foram beneficiadas pelo programa habitacional.

As transferências são voluntárias e ocorrem de acordo com a entrega de novos empreendimentos. Ao deixarem seus imóveis, os moradores autorizam a demolição da residência para evitar novas ocupações.

Parceria

Desde 2013, quando firmou convênio com o governo federal para a implantação do programa Minha Casa, Minha Vida, em São José, a Prefeitura já entregou mais de 1.372 apartamentos. Outras 1.317 unidades foram construídas por meio de parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).