Área atingida por deslizamento passará por vistoria conjunta
07/03/2016

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos, o Instituto Geológico de São Paulo e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) irão realizar nesta terça-feira (8) uma vistoria conjunta no bairro dos Freitas, na zona norte.

O trabalho está marcado para começar a partir das 9h, mas pode ser reagendado em caso de chuvas. No último sábado, a área foi atingida por um deslizamento de terra que vitimou quatro pessoas de uma mesma família.

De acordo com a Defesa Civil, na rua onde ocorreu o acidente há pelo menos outras quatro casas em situação semelhante a que foi atingida pelo deslizamento, construídas próximas a encostas.

Nesta segunda-feira (7), os técnicos da Defesa Civil estiveram no bairro para nova vistoria da área. O local onde o acidente ocorreu é uma área de risco e a construção atingida não era regularizada. O barranco que deslizou havia sido cortado para edificação do imóvel, que ficava a menos de dois metros de distância da encosta.

Programa habitacional

Apesar dos riscos, alguns moradores continuam se negando a deixar o local. A Prefeitura permanece em contato com as famílias para oferecer alternativas como o aluguel social e adesão ao programa habitacional, que reserva parte das unidades para moradores de áreas de risco.

A Prefeitura já transferiu 597 famílias que residiam em área de risco no município para unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Todas elas estavam com seus imóveis condenados pela Defesa Civil devido aos riscos de desmoronamento de terra e inundações.

Deslizamento

No sábado, um deslizamento de terra atingiu um imóvel no bairro dos Freitas, vitimando quatro pessoas (uma criança de 6 anos, dois adolescentes de 15 e 13 e uma mulher de 32). Uma jovem de 19 anos, que estava na casa no momento do acidente, foi levada para o Hospital Municipal e teve alta nesta segunda-feira.

O imóvel, uma casa geminada, foi demolido neste domingo para evitar novos acidentes. Segundo relato de vizinhos, os moradores atingidos pelo deslizamento haviam se mudado há cerca de uma semana para o local.