Secretaria de Proteção ao Cidadão
Um laudo do Instituto Geológico (IG) de São Paulo confirmou a necessidade de interdição de três imóveis no bairro dos Freitas, na região norte de São José dos Campos. O resultado foi apresentado nesta quarta-feira (9). O local tem sido atingido por chuvas desde o sábado (5) e apresenta risco de novos deslizamentos.
Das três moradias, em duas as famílias aceitaram ser removidas para casa de parentes. Uma terceira resiste em deixar o imóvel. A Prefeitura irá acionar a Justiça para garantir a integridade física dos moradores.
As famílias estão sendo acompanhadas por representantes da Defesa Civil e das secretarias de Habitação e de Desenvolvimento Social, responsáveis pelos encaminhamentos para auxílio aluguel e ao programa habitacional do município. Desde 2013, a Prefeitura já retirou 597 famílias que moravam em áreas de risco na cidade.
A área no bairro dos Freitas foi vistoriada nessa terça-feira (8) por técnicos do IG e da Defesa Civil estadual e municipal. O laudo geológico apontou que o deslizamento registrado na noite do sábado (5) ocorreu em uma área sem escoamento adequado de água, o que provocou a saturação do solo. O levantamento indicou ainda um possível vazamento de esgoto no terreno.
O deslizamento de terra, ocorrido no sábado (5), atingiu um imóvel no bairro dos Freitas. O local onde do acidente é uma área de risco e a construção não era regularizada. O barranco que deslizou havia sido cortado para edificação do imóvel, que ficava a menos de dois metros de distância da encosta. A casa foi demolida para evitar novos acidentes.
Nesta quarta-feira (9), a equipe da Defesa Civil percorreu novamente os bairros na zona norte, mas não houve registro de ocorrências. O pluviômetro instalado no bairro Chácara Boa Vista indicou um volume de chuva de 8,4 milímetros nas últimas 24 horas, e de 79,7 mm nos últimos três dias, índices considerados normais para níveis de chuva – a partir de 80 milímetros é considerado estado de atenção.
A Defesa Civil continua a monitorar o local e pode ser acionada pelo telefone 190.