Secretaria de Governança
Um grupo de 277 esportistas integra o programa Atleta Cidadão, que incentiva o esporte de base de São José dos Campos. Os alunos, aprovados nas seletivas realizadas em janeiro e fevereiro, já estão inseridos nas modalidades de atletismo, basquete feminino (a do masculino foi no segundo semestre de 2015), futebol, futsal, handebol, hockey, natação e vôlei.
O programa recebeu 1.030 candidatos para essas peneiras, ocorridas de maneira descentralizada ao longo dos dois primeiros meses do ano, que são a porta de entrada para os futuros atletas de São José dos Campos.
O alto nível técnico e o grande interesse da população foram a grande surpresa para o coordenador pedagógico do Atleta Cidadão, Eduardo César de Lima Oliveira. “O fato de as seletivas ocorrerem em diversas regiões da cidade abriu mais oportunidades para as pessoas.”
O futebol foi a modalidade mais procurada entre as oito que tiveram seletivas. Foram 555 inscritos no masculino e 65 no feminino, sendo aprovados 95 meninos e 18 garotas.
A maior parte dos selecionados é dos núcleos de atendimento das unidades esportivas da Prefeitura. São alunos que tiveram a oportunidade de frequentar as aulas de iniciação das modalidades e, com isso, ganharam condições técnicas para se candidatar às vagas nas categorias de base.
“Isso demonstra que a atitude de incentivar o esporte vem desde cedo, passando de um mero lazer para as crianças para uma atividade competitiva no Atleta Cidadão, e pode gerar até atletas de alto rendimento nas equipes da cidade”, ressaltou Eduardo.
No caso do futebol feminino, três jogadoras reveladas no Atleta Cidadão foram incorporadas ao elenco principal, que disputa a segunda fase do Campeonato Brasileiro em busca do título inédito: a lateral Vivi e as meias Pâmela e Raquel. O objetivo é que elas evoluam e comecem a jogar no nível profissional. “Investir na base também é econômico, pois não contratamos atletas de fora”, destacou a técnica do São José, Emily Lima.
Outro esporte muito procurado foi a natação, com 21 atletas aprovados entre 43 candidatos. No ano passado, nadadores joseenses da base foram destaques em competições infantis por todo o país.
Mantido pela Prefeitura, o Atleta Cidadão atende mais de mil alunos de 7 a 17 anos, que formam as equipes das categorias de base de 17 modalidades.