Centro Clemente Gomes realiza conversa com princípios do filósofo Pitágoras
Secretaria de Governança
O Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana) realiza neste sábado (12), às 18h, o encontro “Filosofando”. A atividade é uma parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a escola Nova Acrópole com entrada gratuita.
O palestrante Henrique Palavar, parceiro e voluntário da escola Nova Acrópole, pretende abordar reflexões como “Sua forma de viver te satisfaz?”, “Você já pensou em ter uma outra forma de vida?”, “O que é vida?”, por meio do ensinamentos do “Versos de Ouro”, texto escrito há mais de 2 mil anos pelo filosofo e matemático Pitágoras, que viveu no séc. V a.C. e cunhou o termo “filosofia”.
Pitágoras nasceu na ilha de Samos (Grécia) e fundou a escola Semicírculo. Ele se interessava pelo estudo das propriedades dos números, que considerava como a essência das coisas. Pitágoras descobriu diversos fundamentos da física e da matemática, morrendo entre 496 a.C. e 497 a.C.
Henrique Palavar é formado em Ciências Sociais e tem especialização em Filosofia do Ocidente e do Oriente e Gestão de Projetos. Trabalha há 16 anos na Nova Acrópole, dando palestras e aulas sobre o assunto.
A instituição Nova Acrópole foi fundada em 1957 em Buenos Aires (Argentina) pelo professor Jorge Ángel Livraga Rizzi (1930-1991), historiador e filósofo. Tendo por base seu caráter filosófico, cultural e social, pautada no voluntariado, encontra-se atualmente em mais de 50 países, oferecendo cursos e atividades culturais gratuitas.