Secretaria de Governança
Moradores e lideranças comunitárias da região norte comemoraram, na manhã deste sábado (12), o início das obras do imóvel onde será implantada uma nova creche no bairro Alto da Ponte. O anúncio foi feito em meio à assinatura de desapropriação do imóvel pelo prefeito de São José dos Campos .
O prédio é amplo, de fácil localização e abrange um terreno total de 2.687 metros quadrados. A nova creche irá atender mais de 400 crianças de 0 a 3 anos de idade e levará o nome da professora Cidinha Ottoboni, falecida em janeiro passado. O viúvo, o advogado Mário Ottoboni, e os filhos Mário Celso e André prestigiaram o evento.
O prefeito ressaltou a importância de uma creche na região norte, que é uma antiga reivindicação da comunidade. “Com a nova creche, pretendemos acabar com a demanda de crianças dessa idade na região norte”, afirmou o prefeito.
Ele lembrou ainda que no início da administração, em 2013, mais de 8 mil crianças aguardavam por vagas nas escolas de Educação Infantil da rede municipal. Desde então, aproximadamente 5 mil novas vagas já foram abertas.
Escola beneficiará mães trabalhadoras
Muitos moradores fizeram questão de comparecer ao evento e elogiar a iniciativa, que estará beneficiando principalmente as mães trabalhadoras da região.
A secretária Andrea Giovana Prianti, que tem um filho de 11 meses, e a diarista Maria do Carmo Alves dos Santos, com uma filha de 1 ano e 8 meses, precisam recorrer a familiares para cuidar dos filhos enquanto trabalham. Moradoras de Santana, elas fizeram questão de elogiar a inciativa: “Estamos desesperadas por uma creche na região”, disse Andrea.
O presidente da Sociedade Amigos de Bairro (SAB) do Alto da Ponte, Osvaldo Soares, também ressaltou a importância da creche para a zona norte. “Essa creche integral vai ser um grande alívio para as mães trabalhadoras aqui da região”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença de uma moradora muito especial: Maria Inácia Martins, conhecida como dona Cota, que aos 81 anos, oito filhos e 20 netos, fez questão de destacar a iniciativa. Moradora da região há 43 anos, dona Cota exibiu orgulhosamente o cartaz: “Trazendo a zona norte de volta ao mapa da nossa cidade.”
Ampliação de vagas
A ampliação de vagas nas escolas de Educação Infantil na rede municipal é uma das prioridades desta administração. Já foram abertas cerca de 5 mil novas vagas nas unidades infantis e a administração está trabalhando para garantir o acesso a todos.
Desde 2013, a Prefeitura de São José dos Campos entregou sete escolas. Foram três de ensino fundamental: Escola Estadual da Vila Paiva, Escola Hélio Walter Bevilacqua (em parceria com o Estado, no Jardim República) e a Escola Municipal Emmanuel Antônio dos Santos (no Frei Galvão).
Também foram construídas quatro unidades de educação infantil: Escola Municipal de Educação Infantil Lúcia Maria do Amaral (Jardim Santa Júlia), Núcleo de Educação Infantil Oswaldo Coppio (Jardim São José 2), Instituto Materno-Infantil Helena Vaz de Lima Soliva (Centro) e Instituto Materno-Infantil Helena Ferreira (no Jardim Jussara).