Secretaria de Governança
Mais uma unidade de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) foi inaugurada pela Prefeitura neste sábado (12), desta vez no Parque Novo Horizonte, região leste da cidade. A unidade atenderá cerca de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. O serviço funcionará na Rua dos Pedreiros, 237, das 8h às 17h.
Agora, São José dos Campos passa a contar com 11 unidades de CRAS – sendo seis delas inauguradas nos últimos três anos. Outras duas unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social funcionam vinculadas ao CRAS, totalizando 13 espaços. Todos eles contam com cadastradores do Cadastro Único do Governo federal, que dá acesso a diversos programas federais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, entre outros.
O prefeito de São José dos Campos afirmou que a nova unidade permitirá que mais famílias possam acessar os programas sociais. Ele lembrou que no ano passado, 7 mil famílias ingressaram no Programa Bolsa Família graças a descentralização do Cadastro Único e as ações de busca ativa. “A região leste precisa muito de investimentos na área social, sobretudo os bairros ao entorno do Novo Horizonte”, disse o prefeito, citando também os avanços do programa habitacional e a regularização de bairros clandestinos, beneficiando quase 16 mil moradores.
A secretária de Desenvolvimento Social destacou que o novo CRAS terá vários serviços à disposição da comunidade, além do Cadastro Único e do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), como o programa Viva Leite, a internet gratuita com computadores à disposição, entre outros. “É um espaço da comunidade, para fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Também planejamos estimular a comunidade a fazer cursos on-line e elaborar currículos, visando a busca por empregos”, salientou.
A área de abrangência do novo CRAS atenderá 5 mil famílias dos seguintes bairros: Fazenda Bom Retiro, Jardim Castanheira I e II, Jardim das Cerejeiras, Jardim das Paineiras I, Jardim Ebenezer, Jardim Nova Michigan, Jardim Paraíso do Sol, Jardim Portal Do Céu, Jardim San Rafael, Jardim Santa Hermínia, Jardim Santa Maria, Parque Nova Esperança, Parque Novo Horizonte, Residencial Dom Bosco, Sitio Bom Retiro, Vila Bica D’água e Vila Matilde.
A nova unidade terá recepção, sala de atendimento para reuniões individuais e em grupos com as famílias, sala para Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, sala de informática com oito computadores à disposição da comunidade. A equipe técnica é formada por coordenador, assistentes sociais, cadastrador, educador social e funcionários administrativos.
As 11 unidades de CRAS são: CRAS Novo Horizonte, CRAS Vila Industrial, CRAS Parque Santa Rita, CRAS Eugênio de Melo, CRAS Alto da Ponte, CRAS Bosque dos Eucaliptos, CRAS Morumbi, CRAS Centro, CRAS Dom Pedro, CRAS Interlagos e CRAS Vista Verde.
Em São Francisco Xavier e no Jardim Santa Hermínia também funcionam unidades de atendimento vinculadas aos CRAS Alto da Ponte e Novo Horizonte, respectivamente.