Mês da Mulher segue com atividades gratuitas até o dia 30
14/03/2016
Atividade do Mês da Mulher
São aproximadamente 30 atividades gratuitas, em mais de 20 lugares diferentes, em todas as regiões da cidade Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos continua com a programação especial do Mês da Mulher até o próximo dia 31. São aproximadamente 30 atividades gratuitas, em mais de 20 lugares diferentes, em todas as regiões da cidade.

As principais ações têm foco na saúde e nos direitos da mulher. Uma delas foi a inauguração do ambulatório do Hospital da Mulher, o primeiro da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e uma das principais reivindicações das mulheres de São José dos Campos.

Durante o mês de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) vão orientar a mulher sobre saúde, a importância da atividade física e redução do consumo de álcool, drogas e tabaco; planejamento e medidas educativas para redução da gestação na adolescência; valorização e acolhimento da mulher no climatério e menopausa, com ações informativas, e afirmativas para a prevenção de osteoporose, dislipidemia, obesidade e exercício pleno da sexualidade.

A programação conta ainda com palestras; formação e informação sobre direitos e violência contra a mulher; exposições de arte e fotografia; encontros literários, bate-papos sobre cidadania; exibição de filmes; dia de beleza e autoestima; esporte e lazer; cultura popular; atividades de saúde da mulher; café com mulher; passeio ciclístico; lançamento de livro e homenagens.

A partir do domingo (27) até a quinta-feira (31), a população dos diversos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida e da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) receberão oficinas, que vão tratar sobre mulheres, habitação e cidadania.

Até o dia 1º de maio, o público poderá visitar a exposição “Cansei”, no Centro da Juventude. A mostra da artista joseense Larissa Isis retrata 26 mulheres negras que mostraram o enfrentamento diário ao preconceito, ao racismo e à discriminação racial.

Toda a programação é gratuita e não há limites de idade para participar. A programação cumpre com as diretrizes da Campanha Compromisso e Atitude – Lei Maria da Pena - A Lei é mais forte, adotada pela Prefeitura em 2013.

De acordo com dados do IBGE - 2010 estima-se que 48% da população de São José dos Campos seja formada por mulheres, ou seja, aproximadamente 323 mil pessoas.

Mais informações sobre a programação pelo telefone 156 (ligação gratuita).