Urbam e Cesp vão soltar 60 mil peixes no Rio do Peixe
16/03/2016
Rio do Peixe
A ação terá participação de 150 alunos da escola municipal, a convite da Urbam (sendo 75 em cada período) Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Urbam, em parceria com a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), inicia a soltura de 60 mil peixes adultos da espécie Pirapitinga do Sul, no Rio do Peixe, nesta segunda-feira (21), às 9h30 e às 14h30, na altura da EMEF Mercedes Rachid Edwards, no distrito de São Francisco Xavier.

A ação terá participação de 150 alunos da escola municipal, a convite da Urbam (sendo 75 em cada período), que também participarão de aulas interativas sobre a importância do projeto. 

A soltura visa o repovoamento da espécie em ameaça de extinção e será feita por etapas nos próximos meses até completar o total de 60 mil peixes.

Um aquário com peixes Pirapitinga do Sul também estará no estande da Urbam durante o evento Prefeitura no Bairro, neste sábado (19), na EMEF Mercedes Rachid.

O Pirapitinga do Sul habita o Rio Paraíba e costuma usar as fortes correntes de água para dar saltos. Assim como a truta, ele só vive em águas limpas. A espécie tem o nome científico Brycon nattereri, da família Characidae. É encontrado nas bacias do Rio Paraíba do Sul, Amazônica, Araguaia e Prata.

Descrição

Peixe de escamas, o Pirapitinga tem o corpo alongado, um pouco alto e comprimido. O dorso é escuro e as nadadeiras amareladas. Apresenta três séries de dentes multicuspidados na maxila superior. Espécie de médio porte, pode atingir 40 a 50cm de comprimento total. Consta da lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.