Secretaria de Governança
O Programa Escola Segura, da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou nesta quinta-feira (17) uma pré-seleção dos desenhos para a escolha do mascote que fará parte do novo logotipo do programa. Esta foi a primeira etapa do processo de escolha dos desenhos feitos pelos alunos das escolas municipais.
Por conta da quantidade dos desenhos entregues, foi necessário prolongar a seleção dos vencedores para segunda-feira (21), dia em que os professores de Artes indicados pela Secretaria de Educação e a equipe da GCM voltará a se reunir para concluir a escolha dos cinco melhores.
“Além de alguns desenhos mostrando os próprios guardas, conseguimos notar a predominância de animais dos mais variados tipos, como sugestão de mascote dada pelas crianças”, comentou o GCM 2ª Classe, Thiago Alvarenga de Souza Orioli sobre os temas entregue pelas crianças, que trouxeram para a competição imagens de raposas, esquilos, tigres, corujas e pássaros.
Para a professora de Artes Helena Xavier Pires, a contribuição das escolas foi positiva. “A participação dos alunos neste concurso foi muito boa. É muito importante que haja esse envolvimento entre escolas e GCM”, disse, acompanhada de outro professor da mesma matéria, também indicado para participar da seleção.
“O objetivo da proposta do logo é fazer com que as crianças se identifiquem com a GCM, e se sintam importantes dentro do processo, além de desmitificar o medo de autoridades. Essa ação de levar para as escolas princípios e valores da sociedade de forma lúdica e diferenciada é muito valida”, explica o GCM Orioli.
Ao todo, 54 escolas municipais inscritas no Programa Escola Segura estão participando do concurso e mais de 1.600 alunos participaram desta primeira fase de seleção. Os desenhos foram produzidos por alunos do 5° ao 9° do ensino fundamental.