Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta sexta-feira (18), das 14h às 17h, uma oficina de compostagem de resíduos orgânicos no Bairro dos Freitas, região norte da cidade. A oficina tem a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente (Semea).
A atividade ocorrerá no Instituto Acel – Associação Cristã Estância de Luz (Rua José Benedito de Oliveiro, 1864), entidade que promove no bairro diversos projetos sociais nas áreas de educação, meio ambiente, agroecologia e cultura popular. A entidade também mantém a creche Lar Escola Mãe Mariquinha que atende 205 crianças.
Moradores da região interessados poderão participar da oficina. A técnica da compostagem também é ensinada durante as Oficinas do Programa Hortas Urbanas, promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente no Parque da Cidade Roberto Burle Marx. Para participar é necessário agendamento prévio pelo telefone 3909-4512.
A compostagem é um processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Ela tem a função de dar um destino ambientalmente correto para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos.
Resíduos orgânicos como restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, saquinhos de chá, filtro e borra de café, cascas de ovos, incluindo resíduos de origem animal, até então descartados no lixo comum, passam a ser reciclados, gerando o composto orgânico. O material vai auxiliar na adubação de hortas orgânicas e jardins.
Plano de Resíduos
A compostagem integra as estratégias da política municipal de resíduos sólidos, consolidada pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Decreto 16.762 de 10 de dezembro de 2015).
O tratamento dos resíduos orgânicos, somado à reciclagem dos materiais secos, aumentará consideravelmente a vida útil do Aterro Sanitário, que hoje recebe em torno de 600 toneladas de lixo domiciliar por dia.
Pelo menos 51% do lixo gerado em uma residência é composto por material orgânico. Até 2034, a meta é de que 33% dos resíduos sejam tratados nos próprios domicílios com a utilização da técnica de compostagem.
O projeto será levado ainda este ano para escolas da rede municipal, condomínios residenciais, bairros e prédios públicos municipais.