Programa Cine + exibe filme sobre a vida da filósofa Hannah Arendt
18/03/2016
Filósofa Hannah Arendt
O filme “Hannah Arendt”, que conta a história da filósofa judia refugiada de um campo de concentração nazista Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu Municipal de São José dos Campos (Praça Afonso Pena, 29 – Centro) vai exibir nesta terça-feira (22), às 19h, o filme “Hannah Arendt”, que conta a história da filósofa judia refugiada de um campo de concentração nazista. A sessão faz parte do programa “Cine +”. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita.

Hannah Arendt e seu marido Heinrich são judeus alemães, que chegaram aos Estados Unidos fugindo de um campo de concentração nazista na França. Para ela, a América dos anos 50 é um sonho e se torna ainda mais interessante quando Hannah ganha a oportunidade de trabalhar para a revista The New Yorker, cobrindo o julgamento do nazista Adolf Eichmann.

A personagem viaja até Israel e, na volta, escreve sobre os acontecimentos e suas impressões. Em seus artigos, ela relata o envolvimento de alguns judeus que ajudaram na matança de seus iguais. A sociedade judia se volta contra Hannah e a revista. As críticas são intensas, mas em nenhum momento ela pensa em voltar atrás.

A exibição do filme é parte da programação de comemoração ao mês da Mulher.

O programa “Cine +” tem como objetivo levar ao Museu Municipal filmes e materiais audiovisuais e realizar, também, uma conversa com o público sobre as atividades do museu.