São Francisco Xavier terá arrastão contra a dengue neste sábado
18/03/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (19), a partir das 9h, um grande arrastão contra a dengue em toda a área urbana do distrito de São Francisco Xavier. Para o trabalho foram destacados 18 Agentes de Combate às Endemias (ACE), que visitarão 542 imóveis de 24 quadras. A empresa Pássaro Marron aderiu a campanha de combate à dengue e está cedendo um ônibus para o transporte das equipes. 

Durante a ação, os agentes vão vistoriar os imóveis e recolher os objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito. Os agentes passarão de casa em casa orientando e auxiliando os moradores a recolher todo o material que pode ser descartado e aplicando larvicida em criadouros fixos.

Também será distribuído material educativo e de orientação aos moradores. Ao final, um caminhão passará recolhendo todo o material.

Importante destacar que o objetivo do arrastão não é recolher materiais que as pessoas não querem mais em casa, como sofás e camas. Vale sempre o bom senso e a conscientização. Será recolhido apenas o que apresentar risco de acúmulo de água.

Para a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com essa ação intensiva em SFX, a cidade completa o circuito de arrastões em todo o município, conforme orientação do Ministério da Saúde e da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias). 

“Vamos aproveitar que estaremos no distrito para o evento Prefeitura no Bairro e faremos um pente fino em SFX. Apesar de o distrito não ser um ponto preocupante de transmissão da doença, nenhuma área pode ficar descoberta.”

O secretário de Saúde espera contar com a colaboração e participação de toda a população do distrito. “Pedimos encarecidamente a todos os moradores de SFX que recebam nossos agentes, participem e abram as portas para essa importante ação. Só assim conseguiremos afastar essa doença da nossa população”, disse.

Em São José dos Campos já foram registrados, este ano, 517 casos da doença (446 autóctones e 71 importados).