Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos entrega neste sábado (19), às 14h, a reforma do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Professora Maria Aparecida Savastano Sanchez (Rua 13 de maio, s/nº), no distrito de São Francisco Xavier, região norte da cidade. O evento será aberto à comunidade. A cerimônia terá início com a apresentação musical dos próprios alunos da instituição, que cantarão a música “Catira de passarinho”, da Cia Bola de Meia.
O novo nome da unidade de ensino é uma homenagem a professora Maria Aparecida Savastano Sanchez, mais conhecida como Cidinha, falecida em 2012, aos 67 anos de idade. Formada em magistério, pedagogia e direito, ela foi professora no distrito de São Francisco Xavier, na Escola Estadual Armando de Oliveira Cobra, por aproximadamente 20 anos.
Com a ampliação, o NEI passa a ter capacidade para atender 170 alunos de 3 a 5 anos (Infantil 2 ao pré 2) em período parcial, 62 a mais que antes da reforma. A unidade agora conta com uma nova sala de aula, sala de leitura interativa, secretaria, banheiro integrado, rampa de acesso, ampliação do palco, renovação de todo telhado, além da revitalização do parque, que ganhou uma nova casinha de boneca para as crianças se divertirem.
Ampliação de vagas
A ampliação de vagas nas escolas de Educação Infantil na rede municipal é uma das prioridades da administração. Já foram abertas cerca de 5 mil novas vagas nas unidades infantis e a administração está trabalhando para garantir o acesso a todos.
Desde 2013, a Prefeitura de São José dos Campos entregou sete escolas. Foram três de ensino fundamental: Escola Estadual da Vila Paiva, Escola Hélio Walter Bevilacqua (em parceria com o Estado, no Jardim República) e a Escola Municipal Emmanuel Antônio dos Santos (no Frei Galvão).
Também foram construídas quatro unidades de educação infantil: Escola Municipal de Educação Infantil Lúcia Maria do Amaral (Jardim Santa Júlia), Núcleo de Educação Infantil Oswaldo Coppio (Jardim São José 2), Instituto Materno-Infantil Helena Vaz de Lima Soliva (Centro) e Instituto Materno-Infantil Helena Ferreira (no Jardim Jussara).