2ª Gincana Interativa contra a Dengue tem o primeiro dia de provas
18/03/2016
Criança de uma das escolas participantes da gincana fazendo um discurso
Os alunos exibiram criatividade na hora de lidar com a prevenção contra o mosquito, além de mostrar grande domínio sobre o assunto Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

 A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta sexta-feira (18) a 2ª edição da “Gincana Interativa” de combate ao Aedes Aegypti, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, região norte da cidade.

O evento, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, contou com a presença de professores e alunos de 17 escolas da rede municipal e uma da rede estadual, além de representantes da Aeronáutica (DCTA) e do Exército e autoridades.

Os alunos apresentaram as brigadas de combate ao mosquito, que realizaram durante a semana. A atividade colocou em prática a busca e eliminação dos criadouros dentro das escolas, mobilizando e conscientizando alunos de todas as séries, funcionários e as próprias famílias.

O ponto alto do primeiro dia de competição, no entanto, foi a segunda prova da gincana, batizada de “Um dia de repórter”. A tarefa exigiu que os estudantes formulassem perguntas e formassem um grupo, com um repórter, um fotógrafo e um cinegrafista, para a realização de uma coletiva de imprensa com representantes do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), do 6º Batalhão de Infantaria do Exército, da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e escola Tableau.

“Achei sensacional o interesse dos alunos, a qualidade das perguntas e a forma como foi organizado, superou todas as minhas expectativas. Foi uma honra participar de um evento com importância tão grande”, destacou o Major Francisco Guida, médico da Divisão de Saúde do DCTA, um dos entrevistados.

Os alunos exibiram muita criatividade na hora de lidar com a prevenção contra o mosquito, com a elaboração de músicas e fantasias, além de mostrar grande domínio sobre o assunto, alcançando o objetivo da gincana que é a conscientização.

Para a secretária adjunta da Secretaria de Educação, a abertura da gincana superou todas as expectativas e está atingido as metas da organização. “Foi impressionante o envolvimento das crianças, o trabalho de pesquisa realizado sobre o tema e a dedicação que mostraram. A formação das 18 brigadas de prevenção nas escolas também mostrou grande empenho dos alunos, atingindo completamente o objetivo da Gincana Interativa. Nós, da Secretaria da Educação, ficamos plenamente satisfeitos”, destacou.

Para o Secretário de Saúde, o investimento em mudança de comportamento e educação realizado pela integração das secretarias de Saúde e Educação com a sociedade é muito importante para a disseminação de informação e se tornou a grande aposta para reverter o quadro contra o vírus.

“A Gincana Interativa é muito importante, pois permite a formação de multiplicadores contra o Aedes Aegypti. O evento foi muito rico, os alunos fizeram perguntas que são curiosidades do dia a dia, perguntas de um nível muito elevado que exigiram um raciocínio rápido e um conhecimento grande sobre o assunto. Acho que isso tem o resultado muito positivo para a cidade inteira”, afirmou.

A 2ª Gincana Interativa continua e as escolas ainda terão diversas provas que precisam ser completadas até o dia 31 de março. A grande final será no dia 2 de abril. O prêmio para a equipe vencedora será, a exemplo do ano passado, uma viagem a Brasília com saída do Aeroporto de São José e direito a um ‘city tour’ pela capital federal. Em 2015, a vencedora a Escola Estadual Yoshiya Takaoka, da Vila Paiva, região norte.