Emoção marca entrega de creche em São Francisco Xavier
19/03/2016
Atividades do evento de entrega da reforma do núcleo de educação infantil de São Francisco Xavier
O núcleo de educação infantil do distrito foi ampliado e aumentou a capacidade de atendimento para 170 alunos de 3 a 5 anos de idade Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Em meio a muita emoção e homenagens, a Prefeitura de São José dos Campos entregou neste sábado (19) a reforma do Núcleo de Educação Infantil de São Francisco Xavier, na região norte da cidade. 

Além de reformada, a creche foi ampliada e ganhou mais equipamentos. E ainda houve a homenagem a uma das professoras que mais trabalharam em prol da educação no distrito: a professora Maria Aparecida Savastano, que agora dá nome à unidade. A cerimônia de entrega teve a presença do prefeito, de vereadores, autoridades e moradores.  

A apresentação dos alunos, que cantaram a música “Catira de Passarinho”, da Cia Bola de Meia, e o depoimento da moradora Patrícia, mãe de alunos que passaram pela escola, emocionaram os presentes. “Hoje, assim que cheguei aqui, comecei a chorar. Estou muito emocionada de ver a escola dessa maneira. Minha filha estudou aqui e amanhã eu vou levá-la para se matricular na Unesp. Por isso, é preciso ter fé na escola pública, que ficou ainda melhor com tudo o que foi feito pela Prefeitura aqui.”

Com a ampliação, o núcleo passa a ter capacidade para atender 170 alunos de 3 a 5 anos (infantil 2 ao pré 2) em período parcial, 62 a mais que antes da reforma. A unidade agora tem uma nova sala de aula, sala de leitura interativa, secretaria, banheiro integrado e rampa de acesso. O palco foi ampliado e todo telhado foi renovado. Além disso, foi feita a revitalização do parque, que ganhou uma casinha de boneca para as crianças se divertirem.

O prefeito destacou a importância da reforma e ampliação do local para a comunidade. “Eu costumo dizer que os investimentos mais importantes são, sem dúvida, em saúde e educação. E hoje nós estamos entregando melhorias em nosso principal equipamento em São Francisco Xavier. Além de ser um local de apoio para as mães que precisam trabalhar, a creche também é uma etapa importante da educação das crianças. E foi por isso que fizemos. Porque estamos construindo agora o que será nosso futuro.” 

Novo nome

O novo nome da unidade de ensino é uma homenagem a Maria Aparecida Savastano Sánchez, mais conhecida como Cidinha, falecida em 2012, aos 67 anos de idade. Formada em magistério, pedagogia e direito, ela foi professora na Escola Estadual Armando de Oliveira Cobra, no distrito, por aproximadamente 20 anos.

“Eu tenho certeza de que, se minha mãe estivesse aqui, ela estaria amando ter uma escola linda e bem equipada como essa para São Francisco”, disse Sabrine Savastano, filha da homenageada. 

Ampliação de vagas

A ampliação de oportunidades nas escolas de educação infantil na rede municipal é uma das prioridades da administração. Já foram abertas cerca de 5 mil vagas nas unidades infantis. E a administração está trabalhando para garantir o acesso a todos.

Desde 2013, a Prefeitura de São José dos Campos entregou sete escolas. Foram três de ensino fundamental: Escola Estadual da Vila Paiva, Escola Hélio Walter Bevilacqua (em parceria com o Estado, no Jardim República) e Escola Municipal Emmanuel Antônio dos Santos (no Frei Galvão).

Também foram construídas quatro unidades de educação infantil: Escola Municipal de Educação Infantil Lúcia Maria do Amaral (Jardim Santa Júlia), Núcleo de Educação Infantil Oswaldo Coppio (Jardim São José 2), Instituto Materno-Infantil Helena Vaz de Lima Soliva (Centro) e Instituto Materno-Infantil Helena Ferreira (Jardim Jussara).