Secretaria de Proteção ao Cidadão
Está em funcionamento em São Francisco Xavier a base comunitária de segurança, compartilhada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Durante a cerimônia de inauguração, neste sábado (19), as autoridades presentes reforçaram a importância deste trabalho integrado e pioneiro entre os órgãos.
O prefeito acompanhou a solenidade ao lado do tenente-coronel PM Acácio César, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar do Interior 1, da comandante da Guarda Municipal, do secretário de Defesa do Cidadão e demais autoridades.
Na avaliação do prefeito, o formato pode ser estudado para ser implantado em outras localidades. "Esta base é muito importante para a segurança do distrito, inclusive porque é um local turístico. Esta iniciativa tem uma inovação, por ser um núcleo comum, em que os policiais militares e os guardas municipais trabalharão juntos, no mesmo espaço, trocando informações e cooperando pela segurança local. Um modelo que podemos avaliar em outras regiões.”
A base, que vai funcionar 24 horas, está localizada na Rua 13 de Maio, 270, próximo da Praça Cônego Antonio Manzi, onde ocorrem as principais atividades no distrito. A opção por instalar a base na área central visa facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Polícia Militar e Guarda Municipal, além de ampliar a sensação de segurança de moradores e turistas.
Segurança
As cinco câmeras de segurança já existentes no distrito, vinculadas ao Centro de Operações Integradas, passarão a ser monitoradas pela Guarda Municipal dessa base. Antes a visualização das imagens era feita somente pela inspetoria instalada na Subprefeitura de São Francisco.
O trabalho já realizado pelos policiais e guardas-civis nas ruas do distrito será mantido, por meio do policiamento preventivo. A Polícia Militar fará ainda o policiamento ostensivo e registros de boletins de ocorrência próprio para casos como os de acidentes de trânsito sem vítima.
Os dois órgãos tinham bases independentes no distrito, que foram desativados com a inauguração da nova sede. O acionamento emergencial pode ser feito pelo telefone 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal).