Orquestra Sinfônica de São José inicia temporada nesta quarta-feira
21/03/2016
Orquestra se apresentando
Os ingressos podem ser retirados no Parque Vicentina Aranha. Outros cem ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro Municipal Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A temporada artística de 2016 começa nesta quarta-feira (23) às 20h, para a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC). O concerto será no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84 – terceiro piso – Shopping Centro). A regência será do maestro e diretor da Orquestra, Marcelo Stasi, e terá como convidado o solista Alexandre Ficarelli (Oboé).

Os ingressos podem ser retirados no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyanna) até as 12h desta quarta-feira (23). Outros cem ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro Municipal também no dia do concerto e devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Para garantir a presença nos espetáculos, é necessário que o público chegue com 15 minutos de antecedência, pelo menos. Após este horário, os ingressos perdem a validade e são entregues às pessoas que aguardam em fila de espera.

Este concerto será o primeiro da séria Outono de Palhetas e terá a participação especial de Alexandre Ficarelli, músico de prestígio internacional e primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, desde setembro de 1996. Ficarelli é paulistano e venceu o Prêmio Jovens Solistas da OSESP em 1986 e 1988. 

Em 1989 iniciou seus estudos na Alemanha, na Escola Superior de Música de Stuttgart, concluindo em junho de 1996, graduação e pós-graduação respectivamente. Obteve uma bolsa de estudos da Fundação Vitae. Na Europa, participou de tournées com a Stuttgarter Kammerorchester, Bachakademie e Bach Collegium Stuttgart, Orquestra Sinfônica do Festival de Schleswig-Holstein e com a Orquestra Filarmônica de Ulm.  

O repertório do primeiro espetáculo da série “Outono das Palhetas” começa Gabriel Pierné (1863-1937), compositor, organista e regente francês. Sua “Marcha dos Soldadinhos de Chumbo” é parte de uma obra original para piano chamada Album pour mes petis amis (Op. 14), pequenas peças inspiradas em brinquedos de crianças. 

No segundo momento, a plateia irá prestigiar uma das mais belas peças produzidas para solistas do compositor Richard Strauss (1864 - 1949), o “Concerto para Oboé e Orquestra em Ré Maior”. Para encerrar a noite, a ousada “Terceira Sinfonia” de Beethoven (1770- 1827).

OSSJC
A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos foi criada em 2004, é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Secretaria de Educação, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora.