Secretaria de Governança
O São José se tornou no domingo (20) o novo campeão brasileiro de sevens (para equipes de sete atletas), a modalidade do rugby que neste ano volta a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Na etapa final do Super Sevens, realizada no fim de semana em Niterói (RJ), os joseenses venceram os seis jogos que disputaram.
É o sétimo troféu em nove edições do torneio. O Campeonato Brasileiro de Sevens Masculino reuniu os campeões estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, além dos sete classificados na fase qualificatória, disputada em São José dos Campos, no início de março.
Na final, o time ganhou do Pasteur por 33 a 12. Os joseenses saíram perdendo, com um try logo no início da partida, porém, em pouco tempo retomaram as ações. Foram quatro tries de Tanque, um de Vico, outro de Pedrinho e o último numa formação com quase todos os jogadores entrando pelo ingoal.
Pela fase de classificação, disputada no sábado (19), a equipe de São José dos Campos derrotou os três adversários do grupo - Desterro (que defendia o título), Spac (campeão do qualificatório) e Rio Branco - e se classificou em primeiro lugar. Nas partidas eliminatórias, realizadas no dia seguinte, os joseenses começaram contra o Guanabara, nas quartas de final, e venceu por 14 a 0.
A semifinal foi diante do Spac, que havia derrotado o São José no qualificatório. Desta vez, os Caipiras, como é conhecido o elenco joseense, desforraram e fizeram 24 a 5, com dois tries de Moisés, um de Pedrinho e outro de Tanque.
Depois de ficar sem a taça nos dois últimos anos, o São José voltou a ser campeão do sevens. Com esta conquista, o time é detentor do título nacional das duas modalidades do rugby - pois na última temporada venceu o Super 8, o campeonato de equipes com 15 jogadores - no ano em que o Brasil recebe a Olimpíada e o esporte volta ao calendário do evento esportivo.
O capitão do São José, Moisés Duque, lembrou que o triunfo veio num momento especial por ser um ano olímpico, em que o planeta vai assistir os Jogos do Rio e vão querer saber quem é o melhor clube do Brasil. “Foi para isso que lutamos e abdicamos de tanta coisa em nossas vidas. Foi para colher este resultado, assim como o do Brasileiro de XV do ano passado.”
Feliz com a conquista, o técnico Maurício Coelho avisou que a equipe volta aos treinos com seriedade. "Vamos em busca do título paulista, que começa já nas próximas semanas. Quem quer se manter no topo não descansa nunca."