Prefeito apresenta projeto para empresários da região central
22/03/2016
Empresários conhecem o projeto Novo Centro de São José
Empresários da região central de São José dos Campos conhecem o projeto Novo Centro, de requalificação da área Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Governança

O Prefeito de São José dos Campos recebeu na tarde desta terça-feira (22) empresários e comerciantes da cidade para apresentar o projeto Novo Centro. No encontro, realizado no auditório do sétimo andar do Paço Municipal, os lojistas elogiaram a iniciativa da Prefeitura de modernizar e requalificar a região central que, na avaliação deles, estava há anos abandonada pelo poder público.

Os detalhes do projeto foram apresentados pela diretora de Planejamento Urbano, que enfatizou a importância da participação dos empresários e comerciantes com ideias e sugestões que podem auxiliar a Prefeitura no desenvolvimento das etapas do Novo Centro, que já está sendo executado pela empresa Stemmi Engenharia e Construções, de São José.

A reunião contou ainda com a participação do secretário de Planejamento Urbano, secretário de Obras, secretário de Transportes, e do secretário de Defesa do Cidadão. Todas as pastas estão diretamente ligadas na idealização do projeto.

“Nosso objetivo com a reunião é abrir um espaço de diálogo permanente com os empresários que atuam na área central. A proposta do Novo Centro é levar segurança e novos atrativos de lazer e convivência às pessoas, por isso, precisamos da colaboração de quem hoje já atua nessa frente de trabalho”, explicou o prefeito.

Um dos assuntos abordados com os empresários foi a criação de um polo gourmet no trecho que vai receber as intervenções na região do Banhado. Os comerciantes podem contribuir com ideias para a padronização dos espaços, horários de funcionamento, permissão de uso, segurança, serviços oferecidos e qualidade dos produtos a serem comercializados.

“É uma iniciativa extremamente importante para o centro. São José precisa criar um espaço gastronômico. O centro velho, como é conhecida essa região, merece esse investimento”, disse o empresário Benedito Córdoba.

Novo Centro

O projeto Novo Centro prevê a requalificação e modernização da região central de São José, com intervenções urbanas e paisagísticas nas avenidas Madre Tereza, Rua Rui Dória, Travessa João Dias, Praça Padre João, Travessa Cândido Portinari e Avenida Nove de Julho, além da Praça da Matriz.

As obras já começaram no trecho da Avenida São José. A Praça Padre João (Igreja Matriz) vai passar por nivelamento e troca de piso, ganhar novos bancos, lixeiras, luminárias de LED e bicicletário. Além disso, terá o chafariz restaurado e irá se conectar com a Travessa Cândido Portinari.

A Rua Rui Dória vai ganhar um boulevard com alargamento da calçada, garantindo movimentação noturna nas imediações do Cine Teatro Benedito Alves, que também está sendo revitalizado. Em frente ao prédio será implantado um chafariz de piso, com jogos de água e luz.

Essa área estará ligada com a Travessa João Dias, que irá receber nivelamento do passeio, novo layout de pisos, bancos para descanso, iluminação e paisagismo. Após a implantação, a travessa será um dos principais percursos de acesso pelo Centro, interligando a área comercial à Avenida São José.

A Avenida Nove de Julho terá uma ciclovia com largura de 2,8 metros e realocação do canteiro central, preservando as árvores do local. No trecho ao lado do Parque Vicentina Aranha será instalado um deck de madeira, com equipamentos de apoio como bancos, bebedouro e bicicletário.

A Avenida Madre Tereza, na continuidade da Avenida São José também terá novos passeios, com implantação bancos, decks de contemplação, iluminação com barras de LED, quiosques e ciclovia. A intenção é incentivar o uso do local também no período noturno e aos finais de semana.

As obras do Novo Centro serão realizadas pela empresa Stemmi Engenharia e Construções, de São José, com fiscalização da Secretaria de Obras e apoio da Secretaria de Planejamento Urbano. O projeto foi desenvolvido respeitando todas as diretrizes legais e alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados, como bicicletas.

O investimento da Prefeitura no projeto do Novo Centro é de R$ 8,6 milhões, uma economia de 11,4% em relação ao valor previsto em edital para obra.