2º Festival Regional de Vídeos Ambientais premia produtores
23/03/2016
Premiação do Festival e Vídeos Ambientais
A cerimônia de premiação ocorreu na tarde de ontem no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, no Parque da Cidade Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A cerimônia de premiação do “2º Festival Regional de Vídeos Ambientais”, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, ocorreu na tarde desta terça-feira (22), no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”. Cerca de 50 pessoas acompanharam o evento. 

Foram 18 obras inscritas no festival, que desenvolveram o tema “A natureza pede água”, fazendo um alerta sobre a crise hídrica, a necessidade de proteção dos mananciais e do uso racional da água. As obras permearam os gêneros ficção, animação e documentário.

O festival promoveu ainda uma votação na internet, aproveitando as redes sociais. Foram registradas mais de 5.500 visualizações pelo canal do youtube, por internautas do Brasil, Estados Unidos, França, México, Reino Unido, Costa Rica, Alemanha e Argentina”.

“A tecnologia está na palma da mão de crianças e jovens e o audiovisual é uma poderosa ferramenta de comunicação, a mensagem é feita com a própria linguagem deles e compartilhada por eles. Isso é muito mais eficaz do que o alcance do poder público”, apontou o diretor de planejamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, na abertura da cerimônia.

O educador ambiental Luciano Machado também destacou o empenho dos concorrentes. “Cada um que participou deste festival teve todo um trabalho e envolvimento pessoal. Pensaram uma história, na mensagem sobre o cuidado com a água e como ela seria materializada por imagens e sons”.

Na categoria estudantil, a vencedora pelo voto popular e segunda colocada pelo júri técnico foi a estudante Ana Clara Miranda, de 14 anos. Ela produziu um vídeo que uniu animação e filme e contou até com trilha sonora ao piano, composta pela autora especialmente para o curta. “Fiquei bastante interessada no tema, pensei bastante e as ideias foram surgindo. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou.

O primeiro lugar na categoria estudantil pelo júri técnico foi um grupo de crianças, que participa do projeto Curumim, no Sesc São José dos Campos. Um dos integrantes do grupo, Kauan Miranda, de 10 anos, se revelou um ótimo editor de vídeos. “Tivemos bastante trabalho para fazer a animação quadro a quadro. Mas surpreendi com o resultado, não esperava o primeiro lugar”, contou.

O curta em stop motion foi baseado na história de um livro e o principal aprendizado com o trabalho estava na ponta da língua de Lia Ramalho, de 7 anos. “Foi a nossa união e entender o ciclo da água”, afirmou.

Vencedor do primeiro lugar na categoria videomaker, Luiz Fernando Madona, que atua há 17 anos como cinegrafista, falou da satisfação em participar. “Eu adoro este tipo de festival, pois é uma forma de fazer um trabalho autoral e mostrar nossas ideias. Gostei muito de ver tantas crianças participando, pois acho que o foco principal são elas, ensiná-las a cuidar do meio ambiente. É esta nova geração que tem o poder de mudar alguma coisa.”

Os vencedores receberam troféus e os dois primeiros lugares ganharam uma filmadora, patrocinada pelo Sindicato do Comércio Varejista de São José dos Campos.

Os vídeos participantes do 2º Festival Regional de Vídeos Ambientais podem ser acessados no Canal da Secretaria de Meio Ambiente no Youtube.

Relação dos ganhadores

Categoria Videomaker
Produtor /Tema
1º) Luiz Fernando Madona – “Despertar” 
2º) Jackson de Souza Nunes - “Descobrindo novas civilizações” 
3º) William Navidae - “Da Seca”

Categoria Estudantil
Produtor /Tema
1º) João Felipe dos Santos, Kauan Miranda, Lia Ramalho, Maria Luiza Lopes - “O Ciclo da Água” 
2º) Ana Clara Miranda – “Natureza Pé de Água” 
3º) Ana Clara Silva e Silva, Ana Júlia Silva e Silva e Sophia de Oliveira – “Jornal Nascentes da Terra” 

Voto Popular

Categoria Videomaker
Carlos Roberto Nunes – “Observando os Rios de Ihabela”

Categoria Estudantil
Ana Clara Miranda – “Natureza Pé de Água”