Árvores com risco de queda serão retiradas do Parque Vicentina Aranha
Secretaria de Governança
Dezessete árvores com risco de queda serão retiradas no Parque Vicentina Aranha. O procedimento foi definido após avaliação realizada pelo setor de áreas verdes da Secretaria de Serviços Municipais (SSM). As espécies suprimidas estão sendo substituídas por novas.
Neste domingo (27), técnicos estarão de plantão no Parque para esclarecer os frequentadores sobre a ação. As árvores, que apresentam alta probabilidade de queda, estão sendo identificadas com fitas amarelas.
“A SSM vistoriou árvore por árvore e constatou que as espécies a serem suprimidas encontram-se completamente secas e sem vida”, disse o engenheiro Carlos Trunkl, responsável pelo setor de áreas verdes da secretaria.
O processo de reposição vem ocorrendo desde janeiro de 2016, com o plantio de 60 novas árvores nativas. O Vicentina Aranha abriga uma floresta urbana, que vem sendo constituída há mais de 92 anos. São aproximadamente cem espécies, que contribuem com a qualidade de vida dos frequentadores e do entorno do Parque.
A supressão das espécies foi autorizada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de São José dos Campos (COMPHAC), pela Secretaria de Meio Ambiente (Semea) e Secretaria de Serviços Municipais, que executará os serviços.