Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos intensificou nesta terça-feira (29) o trabalho de limpeza e retirada de árvores que caíram ou foram danificadas em função da chuva e dos fortes ventos registrados na noite dessa segunda-feira (28). A defesa Civil atendeu 83
chamados e uma
força-tarefa atua para minimizar os estragos no parque da cidade.
Uma equipe da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), com cerca de 200 servidores e com o suporte de 25 caminhões, segue com a limpeza no município, além de equipes prestadoras de serviço terceirizadas. A previsão da SSM é de a limpeza da cidade esteja regularizada no prazo de dois dias.
Muitas árvores foram arrancadas pela raiz em decorrência da força dos ventos. A SSM registrou a queda de mais de cem árvores. A Prefeitura está priorizando a limpeza das ruas que tiveram obstrução da via para garantir melhor mobilidade para população.
Além da queda de árvores, durante a madrugada os servidores que fazem parte do plano de contingência da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) ajudaram os moradores do bairro Cambuí a acionar a bomba de drenagem, auxiliando o escoamento das águas e evitando maiores danos.
Em caso de emergência, o cidadão pode ligar gratuitamente para o telefone 156. “Sempre objetivamos rapidez no nosso atendimento para garantir conforto para o munícipe, esse é o nosso trabalho”, comentou o secretário da SSM.
Prevenção
Entre as medidas preventivas ao período de chuvas, a Prefeitura faz duas podas por ano em todas as árvores da cidade, cerca de 130 mil. Este ano, já foram realizadas 56 mil podas que constavam na programação, além de atendimento a pedidos feitos pelos munícipes por meio da central 156.