Secretaria de Governança
Financiada pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), a oficina de fotografia analógica “A Arte de Esperar” começa nesta sexta-feira (1º de abril), na Cia Cultural Velhus Novatus (Rua Olivo Gomes, 320 – Santana). A atividade será ministrada por Camila Rocha das 19h às 21h. Os interessados devem se inscrever pela
internet.
Durante os quatro encontros da oficina, que segue nas sextas 8, 15 e 29 de abril, no mesmo local e horário, Camila Rocha abordará a linguagem fotográfica, a história da fotografia pela evolução das câmeras e vai propor exercícios com câmeras analógicas descartáveis, relatos de experiência, entre outros.
O objetivo do projeto é valorizar o ofício fotográfico enquanto processo artístico por meio da fotografia analógica, que possibilita a reflexão das possibilidades e liberdade de criação sem o uso de recursos tecnológicos. Além disso, a atividade pretende treinar o olhar perante a limitação de registros por filme fotográfico em contrapartida à fotografia digital.
Camila Rocha é formada em Tecnologia em Fotografia pela Universidade Anhambi Morumbi, frequentou o curso de extensão História da Arte: A Arte como expressão cultural, na Pontíficia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Como fotógrafa, trabalhou na cobertura de eventos culturais na região do Vale do Paraíba e atuou na direção de fotografia e de arte.
O Fundo Municipal de Cultura é gerenciado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e é destinado ao financiamento e à promoção de projetos culturais e artísticos idealizados e executados em São José dos Campos, a fim de fomentar a produção e o acesso aos bens culturais e artísticos, além de garantir a preservação e a manutenção dos bens materiais e imateriais do patrimônio histórico.