Secretaria de Governança
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril, será lembrado com a terceira edição da Sessão de Cinema Inclusiva para Especiais que vai exibir o filme Toy Story I nesta sexta-feira (1º de abril), às 15h, na Sala de Leitura Réginaldo Poeta, no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana). O título foi escolhido pelos familiares e acompanhantes das crianças por meio de uma pesquisa, realizada durante a segunda sessão inclusiva.
No domingo (3 de abril), às 10h30, a Banda Amplitude Valvulada apresenta o show Blues e Maresia no Projeto Música no Parque. A apresentação será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, do Parque Vicentina Aranha.
O espetáculo retrata o panorama dos mais de dez anos de carreira da banda de Caraguatatuba que se firmou como referência do blues e rockabilly no Brasil. Amplitude Valvulada possui dois CDs lançados e um repertório com canções irreverentes, sem perder a sonoridade e o sentimento característico do blues tradicional.
O Projeto Cinema no Parque exibe na terça-feira (5 de abril), às 19h, o drama nacional Flores Raras (2013), dirigido por Bruno Barreto. Baseado no livro Flores Raras e Banalíssimas, de Carmem L. Oliveira, o longa será exibido na Sala de Leitura - Reginaldo Poeta.
O enredo é inspirado em uma história de amor real entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Ambientado em Petrópolis (RJ) nos anos 50 e 60, quando a Bossa Nova explodia e Brasília era construída e inaugurada, o longa acompanha a história dessas duas grandes mulheres e suas trajetórias inversas. No elenco, Miranda Otto, Treat Williams, Tracy Middendorf e Glória Pires.
Votação
Depois do sucesso do filme Mad Max: Estrada da Fúria (2015), vencedor de seis estatuetas no Oscar 2016, o Parque Vicentina Aranha preparou uma Sessão Especial de Cinema ao Ar Livre e os frequentadores poderão escolher um dos quatro filmes da saga. O público poderá escolher pela página do
Facebook do Parque a partir desta quinta-feira (1º de abril) até as 12h do dia 14 de abril, quando filme mais votado será conhecido. O vencedor será exibido no sábado (16 de abril), às 19h, no Telão de Cinema, atrás do Pavilhão Marina Crespi.
Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).
Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.