Oficina de Caligrafia Chinesa será neste sábado no Clemente Gomes
Secretaria de Governança
O Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana) realiza neste sábado (2º de abril), a partir das 18h, o segundo módulo do projeto “Criatividade e Processos de Criação”, que tem como proposta oferecer diferentes práticas e promover a reflexão do fazer criativo a fim de ampliar as possibilidades de desenvolver ideias, técnicas nas artes e na vida cotidiana.
A atividade deste sábado (2 de maio) terá como tema a “Arte Terapia na Caligrafia Chinesa” e será ministrada por Gilberto Athayde Passos. A atividade é gratuita e não há inscrição prévia. Os materiais (pincel, tinta e papel) serão oferecidos gratuitamente pela organização.
Durante a oficina, os participantes vão aprender técnicas sobre a empunhadura do pincel e o traço na escrita, o significado de ideogramas, bem como a história da escrita oriental e do “universo” em que a caligrafia chinesa está inserida e seu desenvolvimento.
A caligrafia chinesa é uma arte milenar e possui características terapêuticas. O seu exercício pode criar um segmento mental e gerar uma terapia cognitiva, que desenvolve áreas criativas do cérebro, aumentando a percepção espacial e motora.
A atividade continua no domingo (3), às 9h, com uma prática diferenciada de Tai Chi Chuan. O ponto de encontro será no portão do Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana). É recomendável o uso de uma roupa leve e confortável.
A modalidade tem como proposta a busca do conceito filosófico de viver em sociedade, vitalidade e equilíbrio. A prática será ministrada também por Gilberto Athayde Passos, que é graduado em terapia clínica pela Escola Paulista de Therapia e em medicina chinesa pela University of Chinese Medicine.
O módulo “Caligrafia Chinesa” e a prática de Tai Chi Chuan vão continuar em maio. No dia 7, a atividade será às 18h, e no dia no 8, às 9h.