Nadador do Atleta Cidadão disputa torneio em Chipre neste fim de semana
01/04/2016

Secretaria de Governança

O nadador Lucas Carvalhal Pittan, de 16 anos, integrante do Programa Atleta Cidadão, disputa o Campeonato Multinations Youth Swimming neste fim de semana, sábado (2) e domingo (3), que ocorrerá na cidade de Limassol (Chipre). O joseense, que está em território europeu desde terça-feira (29), participa de sua primeira competição internacional com a seleção brasileira na prova dos 200m nado peito.

Promovida pela Liga Europeia de Natação, a competição, que terá o Brasil como um dos convidados, será disputada por mais 12 países. O torneio é considerado porta de entrada das promessas da modalidade, como ocorreu com os nadadores Cesar Cielo, Poliana Okimoto, Thiago Pereira, entre outros. Além de Lucas, a nadadora de São José dos Campos Sofia Rondel, que integrava a equipe do Atleta Cidadão até o final de 2015, participará do campeonato.

O treinador do joseense, José Nilton, está confiante no bom desempenho de Lucas na competição. “Entre todos os competidores da sua prova principal, o Lucas tem um dos melhores tempos, muito próximo do terceiro colocado. Então, com tudo dando certo, a expectativa pela conquista de uma medalha é boa.”

Convocado em dezembro, logo depois do Campeonato Brasileiro de Verão, Lucas iniciou os treinamentos após um breve período de descanso. Diariamente, foram nove sessões na piscina e três de musculação por semana, com o objetivo de melhorar as próprias marcas. O tempo que valeu como base para a convocação do joseense foi de 2min25seg73.

Por ser sua estreia em competições internacionais, Lucas não vê a hora de cair na água. “Ele está bem ansioso, por ser sua primeira competição internacional, mas a equipe que está com ele é muito capacitada e estamos mantendo contato para tentar tranquiliza-lo ao máximo” comentou José Nilton.

Lucas é o atual bicampeão juvenil brasileiro na prova dos 200m nado peito, além de ter três títulos paulistas, conquistados nos campeonatos de Verão e Inverno de 2014 e 2015. O nadador integra o Programa Atleta Cidadão desde 2010.

Mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, o Atleta Cidadão atende aproximadamente mil alunos de 7 a 17 anos, que formam as categorias de base joseense de 17 modalidades. Na natação são em torno de 90 atletas nas equipes masculinas e femininas pré-mirim, mirim, petiz, infantil e juvenil.