Secretaria de Relações do Trabalho
O Curso de Cuidadores de Idosos e de Pessoas com Deficiência, oferecido pela Casa do Idoso, começa nesta sexta-feira (1º). As aulas serão às sextas e quartas-feiras, das 18h às 22h, na unidade Norte, em Santana, para uma turma já selecionada de 35 pessoas.
O curso, gratuito, é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social com a Secretaria de Relações do Trabalho, por meio do programa Qualifica, voltado para o mercado de trabalho e com certificação do Senac.
Com 80 horas de duração, o curso prossegue até o dia 15 de junho. Entre os objetivos estão a qualificação do cuidador para apoio a idosos e pessoas com deficiência, com ou sem limitações nos aspectos da sua vida cotidiana, como lazer, recreação, alimentação e higiene, sempre respeitando a sua individualidade e privacidade, incentivando sua autonomia e independência.
Na abordagem do idoso, o curso trará os seguintes temas: Estatuto do Idoso; alterações normais no processo do envelhecimento; principais doenças que acometem os idosos; segurança do idoso: fatores de riscos e prevenção de acidentes; higiene e conforto; nutrição e a saúde oral; cuidados com a pele; alimentação adequada; o idoso e a família; sono e nutrição; atividades físicas e lazer; primeiros socorros.
Referente a pessoas com deficiência, o programa prevê a discussão dos seguintes temas: pessoas com deficiência e a família; estatuto e direitos das pessoas portadoras de deficiência; violência contra criança/identificação e notificação; principais doenças que acometem pessoas com deficiência; principais deficiências e limitações capacitantes; segurança: fatores de riscos e prevenção de acidentes; brinquedo adaptado; engasgo/refluxo; sono e nutrição; entretenimento para pessoas com deficiência; cuidados de higiene e conforto.
Este é o primeiro de quatro cursos gratuitos que serão oferecidos pela Casa do Idoso, em parceria com o programa Qualifica, de caráter profissionalizante. Em junho, será a vez da Casa do Idoso Sul, no Bosque dos Eucaliptos. No segundo semestre, os cursos ocorrerão nas unidades Centro e Leste. Para a seleção das vagas, será dado prioridade aos moradores de cada região.