Secretaria de Governança
Cinco modalidades de mesa estão movimentando a Casa do Idoso Sul, no Bosque dos Eucaliptos. As equipes de São José dos Campos, composta por 18 jogadores, estão treinando no local para os Jogos Regionais do Idoso (Jori), que serão realizados no final de abril, em Caraguatatuba.
Os joseenses já estão com o time formado. Os jogos de cartas - truco e buraco - e o dominó serão disputados por duplas. Nas competições de tabuleiro - xadrez e damas - a disputa será individual no masculino e feminino, com um representante da cidade em cada naipe.
Além de defender as cores de São José, os idosos que vão representar a cidade estão se divertindo e tendo um envelhecimento sadio. Com os exercícios mentais proporcionados pelos jogos de mesa, eles melhoram o raciocínio e a coordenação e estão sempre mais dispostos. A sincronia e probabilidades dentro de um jogo de mesa também contam muito. Neste tipo de atividade, é necessário pensar rápido, fazer contas, confiar no parceiro e ler a mente do adversário.
De acordo com a médica Elisa Shisue Miguita, da rede municipal de saúde e especialista em medicina esportiva, ocupar a mente pode ser também uma das maneiras mais eficazes de evitar doenças que vêm com o passar dos anos. “Os jogos em geral, principalmente de tabuleiro, melhoram a parte cognitiva, estimulam a memória e ajudam na prevenção do Alzheimer.”
O jogador de truco Ataíde do Carmo, de 68 anos, exalta como um dos jogos de cartas mais conhecidos do país o fez conhecer mais amigos de outras cidades. “No truco, a gente sempre está tentando intimidar o adversário, mas, logo depois que o jogo acaba, a gente se reúne com os outros jogadores e começamos a contar grandes histórias.” Em tais bate-papos informais, os seniores mantêm a memória sempre ativa ao relembrar episódios do passado e comentar assuntos da atualidade.
Nessas atividades há uma notável melhora do convívio social, que evita o isolamento, comum nessa faixa etária. A participação nos jogos altera essa realidade. A jogadora de dominó Elisabete de Aguiar Garcia, 69 anos, aguarda ansiosamente pelos jogos. “A delegação joseense do Jori é sempre esperada pelas outras cidades com muita expectativa. Sempre chegamos fazendo festa. E pelo fato de sermos campeãs, a gente chega fazendo barulho e festa do primeiro ao último dia.”
Parceira de Elisabete no dominó joseense, Suzete Marilda Spíndola, de 68 anos, ressalta que São José dos Campos é detentora do título informal de delegação mais animada da competição. “As outras cidades sempre esperam a abertura para ver o clima que vamos colocar no ginásio, sempre contagiamos os jogos com muita alegria.”
Foi a convivência com os colegas de equipe e de outros municípios nas competições que trouxe força e ânimo para Suzete, que precisou enfrentar um tratamento contra o câncer de mama. Tricampeã de dominó no Jori, ela está se recuperando bem da doença, com os cuidados médicos necessários, e estará na disputa da modalidade nesta edição do evento. “É uma maravilha para a gente poder ir competir e jogar papo por alto. A minha terapeuta ocupacional me fala todos os dias da importância de competir. Eu fico mais esperta.”
Outro benefício importante apontado por Elisa é o aumento da produção de neurotransmissores. “Os neurônios, ao contrário do que se pensava antes, têm uma melhora das conexões ao estimular a cognição e o raciocínio. Os jogos de tabuleiro auxiliam nisso.”
O enxadrista Caio Brandão, de 76 anos, afirmou que o tabuleiro deixa a mente dele mais afiada. Ele aprendeu a usar a internet para ter um maior grau de desafio. “Eu estou mentalmente bem. É um jogo que pratico desde criança e, graças a ele, minha memória e minhas tarefas diárias parecem menos difíceis. Quando não estou jogando no tabuleiro, eu jogo na internet e desafio pessoas do mundo todo.”
Todos os integrantes das equipes dos jogos de mesa frequentam regularmente de atividades na Casa do Idoso Sul. Além dela, a Prefeitura mantém outras três unidades - nas regiões centro, leste e norte. Os quatro núcleos oferecem atividades gratuitas para moradores da cidade com mais de 60 anos de idade. As inscrições são feitas no próprio local.