Fundo Social de Solidariedade inaugura Espaço Vem Ler!
01/04/2016
Espaço Vem Ler!
Com objetivo de estimular a leitura pelo compartilhamento de livros, o Espaço Vem Ler!, é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade Foto: Alessandra Jorge / PMSJC

Secretaria de Governança

Com direito a contação de história e doação de livros pela Academia Brasileira de Letras (ABL), o Espaço Vem Ler! foi inaugurado nesta sexta-feira (1º) na Casa de Brinquedo (Rua Felício Jabur Nasser, 1025), Galo Branco, zona leste de São José dos Campos. Com o objetivo de estimular a leitura pelo compartilhamento de livros, o Espaço Vem Ler!, é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade.

Além do presidente do Fundo Social de Solidariedade, a cerimônia de inauguração teve a presença do Secretário de Defesa do Cidadão, da orientadora das salas de leitura da Secretaria de Educação.

Professores, diretores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Possidônio José de Freitas e da EMEI Professor Luiz Sundfeld prestigiaram a inauguração. João Vitor da Silva, 11 anos, aluno do 6º ano da EMEF Possidônio José de Freitas, aprovou a iniciativa. “É importante ler. Leio principalmente os assuntos que gosto, como futebol. Achei bom.”

Maria Eduarda Ferreira Cardoso Nani, 11 anos, também da EMEF Possidônio José de Freitas, disse que adora poesias e que os livros a ajudam a conquistar o sonho de ser veterinária.

Para a orientadora das salas de leitura da Prefeitura, Ana Lúcia Machado, é importante ampliar os espaços de leitura. “O incentivo à leitura é importantíssimo. O local permite sair do ambiente escolar e ampliar também para que os pais utilizem esse espaço. Para que consigamos incentivar a leitura, precisamos de um mediador, um contador de estórias, para ajudar a criar o hábito na vida das pessoas. O livro é sensorial, é cheiro, toque, provoca o prazer da descoberta.”

A diretora da EMEF Possidônio José de Freitas, Kaori Silva, considera positivo o espaço de leitura agregado a casa de brinquedo. “Nós utilizamos muito esse espaço como complemento da recreação dos alunos.”

Contação 

A contadora de histórias Nádia Cardoso encantou crianças e adultos durante a cerimônia de inauguração do Espaço Vem Ler! Ele contou a história do menino, do rei, do papagaio e o pirata, que trouxe a todos a importância de alguns valores como generosidade, amizade, confiança. Nádia também elogiou a iniciativa. “Eu acredito na importância da criança ter acesso à leitura pra estimular o pensamento. Precisamos formar pensadores.”

Para o presidente do Fundo Social de Solidariedade, é importante que a comunidade participe da iniciativa. “A Academia Brasileira de Letras fez a primeira doação para o projeto, com mais de 500 livros. Agora, vamos incentivar para que a sociedade também nos ajude doando os exemplares que não utiliza mais”, afirmou o presidente.

O Espaço Vem Ler!, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12H, e das 13h30 às 16h30. 

Mais informações no Fundo Social de Solidariedade (Avenida Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade “Roberto Burle Marx") ou pelos telefones 3911-8060/ 3924-7369.