Secretaria de Governança
O vôlei, o basquete e o futsal, do programa Atleta Cidadão, foram destaque no final de semana em São José dos Campos. Na sexta-feira (1º), uma clínica com o ex-técnico do São José Vôlei, Léo Carvalho, reuniu oito jogadores do Atleta Cidadão, com idade entre 14 e 18 anos, no Ginásio Cidade Jardim, no Jardim Satélite.
Além da troca de experiência com o treinador, que é especialista com categorias de base, o encontro serviu para direcionar o trabalho feito na equipe joseense.
Na manhã de sábado (2), o basquete entrou em quadra para disputar três jogos da modalidade, também no Ginásio Cidade Jardim, nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17. Valendo pelo Campeonato Paulista, as meninas enfrentaram a equipe de Valinhos nos três duelos.
No sub-13, o São José venceu por 40 a 30, com destaque para a atleta Yasmin Mariana, que fez 18 pontos. Entre as atletas até 15 anos, as joseenses foram derrotadas 54 a 48. A cestinha do time da casa foi Lara Babo com 14 pontos.
Pela categoria sub-17, o time do Atleta Cidadão conquistou outra vitória, garantindo o 100% de aproveitamento na competição, com três vitórias. O São José derrotou Valinhos por 59 a 39, com a destaque sendo Licinara Bispo, anotando 16 pontos.
Já na tarde de sábado foi o futsal que movimentou o esporte na cidade. Cinco categorias da modalidade jogaram no Tênis Clube, no centro, valendo pelo Campeonato Metropolitano. Todos os embates foram diante da equipe do Sindicato dos Metalúrgicos.
No sub-10, o São José venceu por 6 a 5, com destaque para Lucas Venturini, que marcou dois gols na partida. Nas categorias até 12 anos e até 14 anos, o time do Atleta Cidadão acabou saindo sem a vitória, sendo derrotados por 1 a 0 e 2 a 1, respectivamente.
Os meninos da categoria até 16 anos conseguiram vencer, por 1 a 0, com gol do garoto Vitor da Cruz. O resultado positivo valeu a liderança da competição para os joseenses, que agora dividem o topo da tabela com o Corinthians. Fechando a rodada de futsal, o sub-17 não teve a mesma felicidade e foi derrotado por 5 a 1.
Mantido pela Prefeitura, o programa Atleta Cidadão atende mais de mil alunos de 7 a 17 anos, que formam as equipes das categorias de base de 17 modalidades.