Recuperação da Estação Central da RFFSA será entregue até novembro
04/04/2016
 Estação Central de São José
As obras de revitalização da Estação Central de São José vão começar em abril e estão orçadas em R$ 3 milhões Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Governança

A revitalização da Estação Central de São José dos Campos deve ser entregue até novembro deste ano. O cronograma foi informado pela MRS Logística durante a apresentação do projeto de recuperação do prédio, em cerimônia feita nesse domingo (3).

As obras vão começar em abril e estão orçadas em R$ 3 milhões pela concessionária. A estação está cedida à MRS Logística, mas pertence à União. “Vamos ocupar o imóvel, em um primeiro momento, com escritórios operacionais. Mas podemos, mais adiante, buscar uma doação ao município para que se torne um equipamento público”, explicou o diretor institucional da MRS.

Para o prefeito, a recuperação do patrimônio histórico é uma das prioridades do município. “É importante que as novas gerações conheçam essa história, até para que o Brasil possa voltar a pensar seriamente em investir em ferrovias. A Prefeitura tem toda disposição de assumir esse bem após a recuperação e fazer um centro de cultura ferroviária em São José”, disse o prefeito.

A Estação Central fica na Avenida Sebastião Gualberto. A revitalização atende uma reivindicação da comunidade e a um acordo judicial. As obras vão contemplar a reforma do prédio e do jardim do entorno da estação. 

Todo o projeto de revitalização será acompanhado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac) e por técnicos do setor de Diretoria de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O prédio da Estação São José dos Campos foi inaugurado em 1925, com a mudança da antiga estação, que funcionava desde 1876 nas imediações da Avenida João Guilhermino, local onde hoje está o prédio da Sabesp.

A mudança para a Vila Maria favoreceu o crescimento industrial de Santana, que passou a se constituir num importante bairro operário, característica que manteve até o fim da primeira metade do século XX.

A concessão para a MRS Logística foi em 1996, mesmo ano em que o prédio foi preservado pela Lei Municipal 4.943/96.

Estação de Eugênio de Melo 

Desde janeiro, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, está realizando as obras de revitalização da Estação Ferroviária de Eugênio de Melo.

O projeto prevê a restauração externa da estação ferroviária a fim de retomar a fachada original, além da reestruturação da ambientação interna do prédio em três salas.

Após a revitalização, a estação será utilizada como um equipamento multicultural em parceria com a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela. A previsão é que a obra fique pronta em junho.