Visita monitorada volta a integrar as atividades do Parque Vicentina Aranha
Secretaria de Governança
No mês em que completa 92 anos, o Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana) preparou diversas atividades para o público. A novidade é o retorno das visitas monitoradas, além do ciclo de estudos. O Parque continua com a programação musical, feira agroecológica e o Cinema ao Ar Livre.
A visita monitorada é gratuita e realizada somente com agendamento prévio pelo telefone 3911-7090. O passeio é guiado por um historiador para grupos de até 20 pessoas e ocorre às quartas-feiras de manhã, com duração de duas horas (8h às 10h). Os visitantes conhecem as áreas externas e algumas internas dos pavilhões que abrigavam o antigo centro de tratamento de tuberculose, inaugurado em 1924.
Nesta sexta-feira (8), terá início o ciclo de estudos “Arte e Contágio”, que colocará a história da tuberculose em São José dos Campos como ponto de partida para a criação artística tendo como base a noção de “contágio”, estudando artistas e obras em que se pode visualizar essa questão. O ciclo será realizado no Centro de Formação Profissional de Artes e Ofício, com a coordenação de Marcus Groza, Marco Antônio Monteiro Machado entre outros. O ciclo “Arte e Contágio” faz parte do projeto “Zonas de Contágio – A criação de uma Anti-ópera”, que tem o apoio do Fundo Municipal de Cultura (FMC).
Contagiante e inspirador, o músico Pablo Sganzerla apresenta neste domingo (10), às 10h30, uma mistura de ritmos brasileiros, com grande influência de elementos do reggae e sonoridades urbanas diversas. Suas letras expressam o sonho por um mundo mais justo e gentil. Pó de Nuvem nos Sapatos é formado por Pablo Sganzerla (guitarra e voz), Pedro Bienemann (guitarra), Diego Aquino (baixo), Filipe Nogueira (bateria) e André Contrucci (percussão). O show será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus.
Ainda neste domingo (10), das 9h às 14h, ocorre a Feira Agroecológica, com a venda de alimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais. A entrada é pelo portão da Avenida São João.
Sessão Especial de Cinema ao Ar Livre
Até o próximo dia 15 (sexta-feira), o público pode escolher um dos quatro filmes da saga Mad Max para assistir na Sessão Especial de Cinema ao Ar Livre. A votação é pela internet na página do
Facebook do Parque Vicentina Aranha. O título mais votado será exibido no sábado (16), às 19h, no Telão de Cinema, atrás do Pavilhão Marina Crespi.
Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).
Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC) como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.