Cia. Velhus Novatus conta causos caipiras e histórias populares em Santana
06/04/2016
“Velhus Causus” conta a história de Sabino, que, enquanto aguarda o retorno de sua esposa reúne os amigos e prepara uma festa
“Velhus Causus” conta a história de Sabino, que, enquanto aguarda o retorno de sua esposa reúne os amigos e prepara uma festa Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Cia Velhus Novatus, financiada pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), levará a peça “Velhus Causus” para o bairro de Santana nesta sexta-feira (8), às 20h. A apresentação será na Escola Maria Luiza de Guimarães Medeiros (Rua São Luiz Gonzaga, 89), com entrada franca.

O espetáculo “Velhus Causus” conta a história de Sabino, que, enquanto aguarda o retorno de sua esposa Dona Lurdinha do hospital, reúne os amigos e prepara uma festa para recebê-la. Durante o tempo que antecede a chegada de sua esposa, Sabino e os amigos vão relembrando velhas histórias assombradas e velhos causos caipiras.

Na peça, os atores se desdobram em várias personagens no decorrer da trama, além de assumirem a função musical cantando, tocando e experimentando diversos instrumentos musicais populares, tais como a viola, pandeiro, reco-reco de bambu, caxixi, agogô, agogô de sapucaia, tambores e alguns objetos percussivos.

O Fundo Municipal de Cultura, gerenciado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), tem o objetivo de financiar diretamente projetos culturais apresentados por pessoas físicas ou jurídicas de natureza artística e/ou cultural, fomentando a produção e o acesso aos bens culturais e artísticos, além de garantir a preservação e a manutenção dos bens materiais e imateriais do patrimônio histórico.