Escolas estão engajadas no combate ao Aedes aegypti
06/04/2016

Secretaria de Governança

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde nesta quinta-feira (7), o Ministério da Educação (MEC) lançou a ‘Semana de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar’, que começou na segunda-feira (4) e vai até este sábado (9).

O objetivo do MEC é mobilizar a população, por meio da comunidade escolar, para unir esforços e intensificar as ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

As escolas da rede municipal estão engajadas na Semana de Mobilização, com diversas ações, como a elaboração de vídeos educativos, contação de histórias, brigadas contra o mosquito e diversas outras atividades.

Nesta quinta-feira, às 8h, o professor doutor Luiz Leduíno, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) de São José dos Campos, representando o MEC, irá conhecer o projeto “Dengue – nosso recado sobre o mosquito” desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Ildete Mendonça Barbosa, no Residencial União, região sul. A visita será às 8h, acompanhado de demais autoridades.

O projeto dá continuidade à campanha municipal “Não dê Espaço Para o Mosquito”, realizada desde outubro de 2015, e conta com aulas sobre o desenvolvimento de doenças e epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti na história do Brasil e como foram combatidas. 

Os alunos produziram cartazes, escritos, paródias, passeata interna e vídeos sobre o tema. Nas disciplinas de Geografia e História, 132 alunos do 9º ano se dividiram na produção de cinco vídeos, os dois melhores foram apresentados para todos os 954 alunos da unidade.

Para o professor Reginaldo Coelho, há sete anos na rede municipal, a conscientização e atenção para as causas é primordial: “sensibilizar e conscientizar os alunos de como enfrentar hoje um problema antigo, porém, que exige de nós atenção e ação da população e órgãos públicos.”

 A aluna Fernanda Freitagas, do 9º ano, destaca a gravidade das doenças: “Muitas pessoas sofrem e morrem por conta dessas doenças e hoje vemos sequelas irreparáveis que podem acontecer com os recém-nascidos. Com um pouco de conhecimento, disciplina e respeito, podemos mudar isso. Prevenir é cuidar de todos!”, afirmou.

 Final da Gincana Interativa

A Prefeitura de São José realiza nesta quinta-feira (7), das 14h às 16h30, a final da 2ª edição da “Gincana Interativa” entre escolas da cidade. O evento ocorrerá no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131), no Jardim América, região sul.

A gincana, que reuniu 17 escolas, trabalha o tema da campanha municipal “Não dê espaço para o mosquito”, promovida pela Secretaria de Saúde. O foco é o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Quatro escolas foram classificadas para a final: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Jacyra Vieira Baracho, no Jardim Veneza, zona sul; EMEF Professora Rosa Tomita, Jardim São José 2, região leste; EMEF Professor Hélio Walter Bavilacqua, no Jardim República, região sul; e Escola Estadual (EE) Yoshiya Takaoka, na Vila Paiva, na zona norte.

A exemplo da primeira edição da Gincana Interativa, no ano passado, a equipe da escola vencedora ganhará uma viagem para Brasília, com um dia de ‘city tour’ pela capital federal. Em 2015, a vencedora foi a Escola Estadual Yoshiya Takaoka.