Centro da Juventude faz homenagem ao povo cigano neste sábado
07/04/2016
Ciganos no Parque da Cidade
A atividade marca o dia 8 de abril, data em que é comemorado o Dia Internacional do Cigano, instituído em 1971 pela ONU Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (9), às 16h, uma homenagem ao povo cigano que passa pela cidade. O evento será no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131), no Jardim América. A atividade marca o dia 8 de abril, data em que é comemorado o Dia Internacional do Cigano, instituído em 1971 pela ONU (Organização das nações Unidas).

Ao som da música cigana, a comemoração terá um show especial de dança, com o casal Manolo Hanishi e Jane Mota, no espetáculo “Mistérios e paixões ciganas”. Durante a apresentação, os bailarinos farão encenações de bailados ciganos, mostrando a tradição, cultura, costumes e formas de ver e viver a vida diferentes do povo ocidental.

A homenagem vem ao encontro das ações de cidadania e de valorização dos povos e da igualdade das raças, implantadas pela Prefeitura de São José dos Campos em 2013. 

Atualmente, o povo cigano se concentra principalmente na Europa Central, em países como nas Repúblicas Checa e Eslovaca, Hungria, Iugoslávia, Bulgária e Romênia. Durante as andanças pelo mundo, eles influenciaram a cultura de várias regiões. Um bom exemplo vem da Espanha, onde a rica tradição da música e da dança ciganas deu origem ao flamenco.

No Brasil, o Dia Nacional do Cigano é comemorado no dia 24 de maio. A data foi instituída em 2006, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.

História

A origem do povo cigano ainda é um mistério. Suas histórias sempre foram transmitidas de geração para geração pela tradição oral, o que cria muitas lendas e não deixa registros precisos. Alguns especialistas acreditam que eles surgiram na Índia, já que o idioma falado pelos ciganos tem muitas semelhanças com várias línguas do subcontinente indiano. Mas também existem indícios que apontam para outra região, como da Caldéia (região que hoje pertence ao Iraque).

Outro ponto significativo é a crença em um único Deus criador, Devel, o que os aproxima da história de povos semitas, ao contrário do que seria esperado de uma origem indiana, com suas várias divindades. Caso eles possuam mesmo raízes no Oriente Médio, é provável que tenham surgido alguns milênios antes de Cristo. Qualquer que seja o ponto de partida, sabe-se que eles se deslocaram do Oriente para o Ocidente até chegarem à Europa no fim do século XIV.